Administração, perguntado por patybritto70, 4 meses atrás

A idoneidade de uma instituição escolar é reconhecida pela sociedade, pois à escola são confiados documentos e informações de ordem pessoal dos estudantes, assim como são produzidos documentos que atestam e comprovam o percurso escolar e desempenho de cada aluno. Essa é uma construção histórica e cultural do compromisso ético dos funcionários e da equipe escolar de modo geral. Nas assertivas abaixo, identifique situações e as possíveis consequências para a quebra do compromisso ético na gestão de documentos da escola:
I – Em situação de fraude na elaboração de documentos e registros, há penalidades previstas no Código Penal brasileiro.

II – A comprovação da realização de fraude em documentos escolares em ambiente de trabalho implicará a verificação dos documentos dos estudantes. Uma vez comprovada a autenticidade, os documentos serão novamente validados.

III – A credibilidade da instituição escolar fica comprometida quando ocorre a quebra de sigilo de dados e informações de documentos escolares fora do contexto permitido em legislação.

IV – A escola será imediatamente fechada e todos os documentos produzidos serão cassados.

V – Haverá mudança imediata dos quadros funcionais e a situação será corrigida.

Agora, selecione a alternativa que contém somente as assertivas corretas:


A.
I, II, III, IV e V.


B.
I, II e III apenas.


C.
II e III apenas.


D.
II, III e V apenas.


E.
I, II e V apenas.

Soluções para a tarefa

Respondido por mkezia370
1

Resposta: B.

I, II e III apenas.

Explicação:

Os documentos escolares precisam ser elaborados seguindo padrões éticos, contemplando especialmente a fidedignidade e o sigilo das informações registradas. A ausência de ética em instituições escolares públicas pode gerar a averiguação e apuração de ilícitos administrativos por parte das Secretarias de Educação. Sendo comprovados os ilícitos, ocorre a cassação das autorizações de funcionamento das instituições privadas. No caso de instituições públicas, os servidores podem ser responsabilizados funcional, civil e criminalmente, conforme o que está previsto em seus respectivos estatutos. Nas duas situações, a vida escolar dos estudantes passa por um transtorno, visto que quem estudou na instituição durante o período em que se comprova o ilícito precisa ter seus documentos de escolarização inspecionados, por meio de procedimentos de verificação de autenticidade e de validação junto à Secretaria de Educação.As penalidades somente são aplicadas após comprovação dos ilícitos e das condutas irregulares.

Respondido por priscilaarthuso4
1

Resposta: LETRA B. I, II e III apenas.

Explicação: FIZ E ACERTEI. EXPLICAÇÃO ABAIXO:

Os documentos escolares precisam ser elaborados seguindo padrões éticos, contemplando especialmente a fidedignidade e o sigilo das informações registradas. A ausência de ética em instituições escolares públicas pode gerar a averiguação e apuração de ilícitos administrativos por parte das Secretarias de Educação. Sendo comprovados os ilícitos, ocorre a cassação das autorizações de funcionamento das instituições privadas. No caso de instituições públicas, os servidores podem ser responsabilizados funcional, civil e criminalmente, conforme o que está previsto em seus respectivos estatutos. Nas duas situações, a vida escolar dos estudantes passa por um transtorno, visto que quem estudou na instituição durante o período em que se comprova o ilícito precisa ter seus documentos de escolarização inspecionados, por meio de procedimentos de verificação de autenticidade e de validação junto à Secretaria de Educação. As penalidades somente são aplicadas após comprovação dos ilícitos e das condutas irregulares.

Perguntas interessantes