A)Identifique uma estratégia utilizada por espanhóis e outra pelos indígenas durante as disputas do México.
B)Explique por que houve acentuada queda demográfica entra as populações indígenas nas primeiras décadas após a conquista espanhola.
Soluções para a tarefa
A - Os espanhóis usaram a estratégia de "dividir para conquistar", estabelecendo alianças locais com povos nativos que se encontravam sob o domínio de outros povos nativos (como os povos submetidos ao Império Asteca, por exemplo) para promover combates locais, de modo a derrubar os Impérios mais organizados primeiro.
Os nativos, por sua vez, usaram táticas que poderíamos associar com a guerrilha, além de tentativas de realocação, de modo a preservar as suas práticas culturais longe dos espanhóis.
B - Isto ocorreu tanto por causa dos conflitos militares diretos entre espanhóis e nativos, na disputa pelo controle dos territórios, quanto por causa da proliferação de doenças para as quais os nativos não tinham anticorpos.
Resposta:
Plurall
Explicação:
a) Entre as estratégias adotadas pelos espanhóis durante as disputas pelo domínio do México, é possível identificar: uso de cavalos, armas de fogo, disseminação de epidemias e alianças com povos nativos adversários dos mexicas. Já os índios, de acordo com o texto, além de superiores numericamente, desenvolveram armadilhas como fossas profundas nas quais espetavam paus em que as montarias eram empaladas, canoas “encouraçadas” resistentes às armas de fogo e ataques noturnos ou em terreno coberto.
b) Esta acentuada queda demográfica entre os nativos deveu-se ao massacre promovido pelos espanhóis durante as guerras de conquista e à disseminação de doenças contra as quais os índios não tinham resistência.