a) Identifique o evento histórico e a época que teve início de acordo com as datas na Linha do Tempo.
Crescente.
1453 d.c
4.000 a.c
1789 d.c
476 d.c
b) Identifique os séculos a que pertenciam os seguintes anos em números romanos:
Exemplo: 2021 d.C pertence ao século XXI (vinte e um).
26 d.c
1800 d.c
304 a.c
2180 a.C -
:) Aponte as datas de início e as três divisões da Pré-História.
O que marca o início da Era Cristã e a divisão em a.C. (antes de Cristo) e d.C (depois de Cristo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A divisão da História consiste na divisão cronológica dos acontecimentos estudados em cinco fases que são encontradas nos livros didáticos. Essa fragmentação foi criada pelos historiadores a fim de facilitar a compreensão e análise dos eventos históricos, o que se tornou um importante método de estudo dessa disciplina. No entanto, a divisão cronológica é criticada por alguns historiadores.
A divisão da História mais comum abarca as seguintes fases:
Pré-História
Idade Antiga
Idade Média
Idade Moderna
Idade Contemporânea
Fases da História
Fases
Início
Término
Pré-História
-
4000 a.C.
Idade Antiga
4000 a.C.
476 d.C.
Idade Média
476 d.C.
1453
Idade Moderna
1453
1789
Idade Contemporânea
1789
-
Críticas à divisão da História
A divisão da História em fases foi um trabalho realizado por historiadores modernos e, atualmente, é criticada por muitos.
É importante considerarmos que essa classificação é uma definição realizada por historiadores modernos com intuito de facilitar o estudo e o ensino da História por uma perspectiva cronológica. Essa divisão, portanto, agrupa os acontecimentos pela passagem do tempo e estipula marcos que determinam o início e fim de cada fase.
Não devemos ter uma visão engessada acerca dos períodos históricos e os marcos que estipulam a passagem de um período para o outro. Sendo assim, é importante compreender que a Europa não assumiu as características básicas que a definiram na Idade Média em 476, mas, nesse ano, um acontecimento importante deu início às transformações que, ao longo dos séculos, deram a forma da Idade Média.
Pré-História
A Pré-História acompanha os acontecimentos relacionados ao surgimento dos primeiros hominídeos e sua evolução. Desse período, estuda-se o desenvolvimento desses hominídeos e as ferramentas utilizadas por esses na sua sobrevivência. Analisa-se também as diferentes espécies de hominídeos até o surgimento do homo sapiens sapiens.
Idade Antiga
A Idade Antiga teve como marco para seu início o surgimento da escrita, por volta de 4000 a.C., e esse período acompanha todas as civilizações da Antiguidade, como os povos mesopotâmicos, hititas, fenícios, hebreus, persas, chineses, e o grande foco desse período vai para os povos clássicos, isto é, gregos e romanos, os povos considerados com maior avanço intelectual de toda a Antiguidade.
Idade Média
A Idade Média recebeu esse nome dos renascentistas que consideravam esse período como um tempo que ficava no meio do Renascimento e o período das civilizações clássicas. A Idade Média estendeu-se de 476 a 1453, e o estabelecimento desse período considera a forma como a sociedade da Europa Ocidental desenvolveu-se.
Idade Moderna
A Idade Moderna é a fase de transição do feudalismo para o capitalismo. O mercantilismo foi a forma como essa transição aconteceu. O desenvolvimento do mercantilismo relacionou-se com o desenvolvimento comercial que a Europa passou a viver a partir do século XII.
Os europeus chegaram à Europa e iniciaram a conquista do continente americano (existem historiadores que chamam de invasão). Os povos indígenas da América foram dizimados e os europeus impuseram um sistema de exploração intenso nesse continente. A escravidão de indígenas e africanos tornou-se comum.
Idade Contemporânea
É a fase atual. Iniciou-se com a Revolução Francesa, acontecimento que transformou radicalmente a sociedade ocidental e popularizou ideias como “igualdade dos homens perante a lei”. Embora essa igualdade defendida na época fosse ainda muito distante da ideal, deu início a movimentos que levaram a humanidade ao estado atual de valorização do ser humano em todos os aspectos.