a) Identifique no texto duas interpretações divergentes a respeito da luta contra a dominação holandesa no Brasil.
b) Mencione dois fatores que levaram à invasão de Pernambuco pelos holandeses no século XVII.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Uma interpretação considera que a luta contra os holandeses foi movida por um elemento ideológico, abstrato, o sentimento de pertencer a uma “nacionalidade” – a brasileira - e de pertencer a um país, o Brasil, ocupado por elementos estrangeiros. A segunda interpretação valoriza os interesses econômicos, considerando que a luta pela expulsão dos holandeses se deve aos processo de exploração imposto aos latifundiários ligados a produção canavieira.
b)o interesse dos holandeses – na verdade da WIC – no comércio do açúcar, já praticado pelos holandeses antes mesmo da União Ibérica; e a luta contra a Espanha, maior potência da época, da qual a Holanda havia se separado em 1579.
Respostas esperadas pelo CLASSROOM
Resposta:
1- a) O texto apresenta duas interpretações distintas sobre as relações entre a dominação holandesa e a formação de uma identidade brasileira. A interpretação tradicional reforça a tese de que a luta para expulsão dos holandeses teria motivado a formação de tal identidade. Outra interpretação critica a primeira, apontando as diferenças de interesses entre senhores de engenho favorecidas e não favorecidos pela ocupação dos holandeses.
b) Podemos mencionar como fatores que motivaram as invasões holandesas: a formação da Cia das Índias Ocidentais, em 1621, interessada no comércio de açúcar e de escravos; e o embargo espanhol à participação holandesa na economia açucareira brasileira.
2) 1) Nome no administrador holandês no Brasil (1637-1644):
a) Maurício de Nassau.
3) Qual cidade do Nordeste do Brasil foi capital do domínio holandês (1630-1654)?
b) Recife.