A)-Identifique no documento três aspectos sobre a religião dos incas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A religião inca era politeísta e aos deuses eram dedicados sacrifícios, festas e templos. Como todas as sociedades agrícolas, seus mitos, a maneira de contar o tempo e de se relacionar com o mundo estavam baseados na natureza.
Por isso, assim como os animais e as plantas, o ser humano cumpria o ciclo vital: nascer, crescer, reproduzir e morrer.
Para o povo inca existiam três mundos que eram independentes, mas se comunicavam:
Hanan Pacha (mundo de cima): onde está a informação para a agricultura através das estrelas, nuvens, sol e ventos. As aves e as águas da chuva faziam a comunicação entre os demais mundos.
Kai Pacha (mundo do meio): ali viviam os seres humanos e os animais e era o espaço onde acontecia a vida através da união dos líquidos. Exemplo: a água da chuva vinha do mundo de cima e fertilizava a terra, que proporcionaria o alimento. Os grandes felinos, como o puma, são os símbolos deste mundo.
Uku Pacha (mundo subterrâneo): onde brota a vida vegetal e onde a vida animal volta a nascer. A terra é o lugar onde germinam as sementes, mas é a última morada dos seres humanos e animais. A serpente é o bicho que representa Uku Pacha.
Os mundos também se ligavam através de fluidos como a chicha (bebida fermentada feita de milho), água e sangue.
A concepção de mundo da civilização inca se baseava na dualidade: noite/dia, homem/mulher, úmido/seco. Embora opostos, estes elementos se complementavam e esta dualidade é o que faz movimentar o mundo.