a) Identifique e transcreva o trecho em que o autor critica os governos autoritários.
b) O que o Jornalista Frei Caneca defende nesse manifesto?
c) O que o Frei Caneca quis dizer com "fora disto, a massa da província gritará - Do Rio nada, nada; não queremos nada"?
Soluções para a tarefa
a)"a massa da Província detesta todo governo arbitrário, iliberal e tirânio, tenha o nome que tiver" b) A imprensa livre, o imperador sem o comando da força armada,liberdade do cidadão e sua propriedade,a felicidades da pátria. c) Se os pernambucanos nao tivessem suas exigências atendidas,eles não iriam aceitar que nada viesse do governo D. Pedro I sediado no RJ
a. o autor critica governos autoritários no trecho "A massa da província [...] detesta todo governo arbitrário, iliberal, (...) e tirânico tenha o nome que tiver [...]".
b. o Jornalista Frei Caneca defende nesse manifesto a liberdade de imprensa e o fortalecimento das instituições democráticas durante o período colonial.
b. Frei Caneca quis dizer que o imperador só teria o apoio popular quando se fizesse presente dialogando e usando de instrumentos democráticos para negociar com a população, e não simplesmente usando do poder do exército.
Para mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/20476971