a)Identifique e Descreva as personagens representadas na imagem
b)previsão da França colonizadora e do Marrocos colonizado publicações como essa do Le Petit journal foram a difundir?
c)Releia o trecho da ata da conferência de Berlim na página 145 e Relacione-o capa do Le Petit jornal
d)Observe novamente o cartão de Fray Ventos & Co. na página 143 e a imagem do Le Petit jornal e responda: como o imperialismo foi abordado nessas imagens? de que maneira esses materiais influenciavam a percepção dos europeus sobre o imperialismo naquele período ?
Soluções para a tarefa
a- A imagem de "la france va pouvoir porter libremen", nos mostra a imagem de nobres da França, chegando em Marrocos, e explorando a mão de obra negra.
b- Essas publicações se difundiram durante um tempo, pois a França em seu continente mostrava uma de suas novas colônias de exploração e os resultados obtidos na exploração da mesma.
c- O imperialismo no território Africano, vem com intencionalidades na partilha da África para manutenção de seus interesses no território. Em nenhum momento o povo da África opinou sobre seus próprios recursos. Esses documentos criavam no panorama da população o incentivo a busca por riquezas e incentivo a exploração de colônias.
Resposta:
plural
Explicação: a) Em primeiro plano na imagem, aparece a figura que ficou conhecida como Mariane, a jovem mulher branca que desde a Revolução Francesa foi usada para representar a liberdade, usando o barrete (um tipo de gorro), um manto vermelho e um vestido branco com faixas vermelha e azul (cores da bandeira francesa) e um corpete dourado. Nas mãos tem uma cornucópia dourada de onde caem moedas. Na mitologia, esse objeto simboliza a fertilidade, a riqueza e a abundância. Mariane é desproporcionalmente maior que as demais personagens representadas. Ao seu redor estão 8 personagens negras, algumas em pé e outras sentadas, e a maioria a olha com admiração. Todas as personagens negras estão com trajes simples, uma delas beija o manto de Mariane, outra segura um carrinho de mão e outra um livro, e ela é a única personagem que não tem o olhar voltado para Mariane. Ao fundo, um homem negro bate continência a um homem branco vestido de branco. Mais ao fundo, ainda é possível ver uma imagem desfocada de pessoas sobre cavalos.
b) Enquanto a França distribui riquezas, representadas pelas moedas douradas, as demais personagens aparentam situação de mendicância. Dessa forma, a França representa generosidade, que é capaz de distribuir riquezas. Já o Marrocos representa aquele que nada tem a oferecer, só recebe.
c) A capa do jornal segue o mesmo pensamento do que foi acordado entre as nações participantes da Conferência de Berlim. Elas se colocam no papel de protetoras, capazes de melhor instruir e civilizar a população da África. De acordo com esses documentos históricos, os europeus teriam o poder de melhorar as condições morais e materiais dos africanos, desde que eles compreendessem as vantagens de civilizar-se.
d) Os dois documentos apresentam uma visão unilateral do imperialismo, considerando-o sob o ponto de vista dos colonizadores. Os europeus, seus costumes e ações são colocados de forma positiva e associados a ideias e valores que remetem a civilidade, progresso e generosidade. Materiais como esses tinham ampla circulação, eram lidos e colecionados por muitos, ajudando assim a difundir uma imagem das colônias, dos colonizados e dos colonizadores.