a Identifique e Copie as ocorrências do discurso direto no trecho
Soluções para a tarefa
Aprender a diferenciar esses discursos é fácil em suas formas mais comuns e primeiras, mas nas a coisa pode complicar quando é preciso atentar a detalhes da gramática, como você verá aqui. Isso porque há diferentes formas de um discurso ser direto ou indireto. Primeiramente, veja as formas mais simples usadas em narrativas. Depois os outros indicadores gramaticais identificadores e, ao final, questões dos vestibulares 2017 do meio do ano.
Discurso direto
É aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem, separando-as das suas, utilizando para isso dois pontos, aspas ou travessão de diálogo, marcas que ajudam a identificar quem está falando.
Ex: Acusado de corrupção, o deputado finalizou seu discurso de defesa brandindo os braços, em tom novelesco:
– “Não cometi crime algum! Deus é testemunha! A justiça prevalecerá!”.
Discurso indireto
O narrador diz, ele próprio, o que a outra pessoa ou personagem disse.
Ex.: Ao finalizar sua defesa o deputado acusado reafirmou não ter cometido crime algum e se disse convicto de que a justiça o absolverá e que Deus o testemunhou, sem perceber que colocara Deus em posição subalterna e acessória.
espero ter ajudado
Você não indicou nenhum trecho. Apesar disso, seguem algumas observações que irão te ajudar a responder a esta questão:
- Discurso direto : as falas são ditas pelas próprias personagens, isto é, são utilizadas exatamente as palavras das personagens .
- Em discursos diretos, é comum utilizar travessões, dois-pontos e, em alguns casos, aspas.
- Discurso indireto: ocorre quando as falas das personagens são ditas pelo narrador. Neste caso, os sinais de pontuação marcados acima não são utilizados.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/42015329
BONS ESTUDOS!