Português, perguntado por aaninhaabeatriz4547, 1 ano atrás

A IdeiaDe onde ela vem?! De que matéria brutaVem essa luz que sobre as nebulosasCai de incógnitas criptas misteriosasComo as estalactites duma gruta?!Vem da psicogenética e alta lutaDo feixe de moléculas nervosas,Que, em desintegrações maravilhosas,Delibera, e depois, quer e executa!Vem do encéfalo absconso que a constringe,Chega em seguida às cordas do laringe,Tísica, tênue, mínima, raquítica...Quebra a força centrípeta que a amarra,Mas, de repente, e quase morta, esbarraNo mulambo da língua paralíticaAugusto dos Anjos faz parte do grupo de autores que foram enquadrados no que se convenciona chamar de Pré-Modernismo. Este não é um movimento literário com características próprias, e sim um agrupamento de autores que escreviam obras que não se encaixavam completamente na produção daquela época. Lendo o soneto "A Ideia", pode-se inferir que a obra do poeta A pode ser encaixada no modelo simbolista porque trata da morte, o que leva a um aspecto espiritual da existência. B apresenta dilemas e um embate entre a natureza pecadora do homem e a sua teórica vocação para o divino. C trabalha a associação de ideias, antecipando a poesia de cunho social que seria popular posteriormente. D trata de aspectos regionais, usando termos de difícil compreensão associados à variação linguística. E apresenta temáticas e termos de cunho científico que se assemelham à estética pós-moderna.

#SAS
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por Giuliane6
1

A alternativa correta é a letra C-  trabalha a associação de ideias, antecipando a poesia de cunho social que seria popular posteriormente. - De toda forma, podemos dizer que Augusto dos anjos pertenceu sim ao simbolismo, mas devemos pensar que simbolismo também não era somente morte e o aspecto da existência, o simbolismo vai além disso, vai no jeito de escrever as palavras, nas palavras usadas, etc.

Sendo assim, podemos dizer que mesmo o texto de Augusto dos Anjos sendo completamente mórbido, ele vai muito além, repare nas palavras que ele usa, linguagem de difícil compressão, difícil compreender o que está nas entrelinhas.

Perguntas interessantes