A ideia grega de que a música se ligava indissociavelmente à "palavra falada" ressurgiu, sob diversas formas, ao longo de toda a história da música: com a invenção do recitativo, por volta de 1600, por exemplo, ou com as teorias de Wagner acerca do teatro musical, no século XIX (GROUT; PALISCA, 1994, p. 20). Sobre a música na Grécia antiga e suas contribuições, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A música grega era monofônica, uma melodia sem harmonia ou contraponto. A melodia e seu ritmo estavam ligados à melodia e ao ritmo da poesia.
( ) A lira e as formas poéticas da ode e epopeia estavam associadas a Dionísio.
( ) O áulo é a forma poética do ditirambo e do teatro que estavam associadas a Apolo.
( ) Na Grécia havia a concepção de que a música que tinha como efeito a calma e a elevação espiritual, e tendia a estimular a excitação e o entusiasmo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GROUT, Donald; PALISCA, Claude. História da música ocidental. Lisboa: Gradiva, 1994.
A) V - F - V - F.
B) F - F - F - V.
C) V - V - V - F.
D) V - F - F - V.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:A ideia grega de que a música se ligava indissociavelmente à “palavra falada” ressurgiu, sob diversas formas, ao longo de toda a história da música: com a invenção do recitativo, por volta de 1600, por exemplo, ou com as teorias de Wagner acerca do teatro musical, no século XIX. Donald Grout e Claude Palisca.
Explicação:
Perguntas interessantes