A ideia dos direitos humanos invoca um reino de justiça e moralidade que está além de leis e costumes de determinados países, culturas e religiões. Sobre os direitos humanos e a alteridade, marque a alternativa INCORRETA.
a) A ética da alteridade rompe com o pensamento moderno.
b) A alteridade é um componente importante para os direitos humanos.
c) A alteridade permite ao outro existir sem definições.
d) Na ética da alteridade o outro é um ser infinito.
e) A alteridade não é questão relevante para os direitos humanos.
Soluções para a tarefa
e) A alteridade não é questão relevante para os direitos humanos.
RESPOSTA CORRETA
Isso seria o mesmo que negar sua não inserção na dimensão dos direitos humanos.
Ao falar em direitos humanos nos referimos àqueles direitos inerentes a todos os seres humanos, cuja aplicação depende não só, mas também do princípio da alteridade que diz respeito a capacidade de apreensão do outro em sua identidade, em sua dignidade, em seus direitos e, principalmente, em sua diferença. A alteridade, portanto, é relevante para os direitos humanos e a resposta da letra e) é a incorreta.
Direitos Humanos e Alteridade
a) O pensamento moderno, pós-globalização, tende a conceber os sujeitos a partir de uma tendência a homogeneização cultural, estabelecendo conflitos na relação entre a cultura local e a cultura global. Romper com este pensamento é enaltecer as identidades culturais específicas, respeitar a diferença, a relação com o outro em suas particularidades pela ética da alteridade.
b) A alteridade é a matriz ética das responsabilidades comuns entre os sujeitos. Ela não só é importante para os direitos humanos; ela é fundamental, pois é pressuposta e faz parte de sua estrutura. Sem ela, não há aplicabilidade dos direitos humanos, não há fraternidade, não há aproximação entre os indivíduos, não há harmonia social.
c) A alteridade também se refere ao direito de viver livremente, de assumir sua própria identidade, sua cultura, de reconhecer o 'outro' também como ser humano dotado dos mesmos direitos. A alteridade pressupõe o respeito à diversidade, de espaços de relação, características e especificidades, por isso, não está presa em definições.
d) Na sociologia, a noção do outro, seus hábitos e dinâmicas sociais adotadas pelo grupo social diz respeito a uma infinidade de comportamentos, de culturas, que leva a compreensão do ‘eu’ a partir do que ‘não sou eu’, que leva a compreensão das diferenças entre o ‘eu’ e o ‘outro’. Essa compreensão da diferença estabelece construções sociais que se desenvolveram desde as tribos dos tempos antigos até hoje.
e) Assim, a alteridade é extremamente relevante para os direitos humanos e não perfaz uma questão, mas um princípio inerente ao conceito de direitos humanos e diz respeito a forma de nos relacionarmos entre si como seres humanos. Ao mesmo tempo em que o sujeito se reconhece como portador de direitos humanos, ele está reconhecendo os direitos humanos do outro.
Apesar de não estarem individualmente codificados em todos os países, os direitos humanos são protegidos internacionalmente por um código universal referendado no direito internacional por legislação, tratados e convenções internacionais.
Aprenda mais sobre Direitos Humanos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24402845
#SPJ2