História, perguntado por lanaoliver, 9 meses atrás

“A ideia de uma Itália unificada e libertada da soberania estrangeira [...] coincidiu com a difusão das ideias liberais em pleno Iluminismo, já no século XVIII, sobretudo na burguesia. Com a Revolução Francesa e a conquista da península itálica pelo exército francês (1793-1797) [...] estas ideias tiveram um rápido desenvolvimento e um sentimento nacional italiano começou a implantar-se entre a população, extravasando os círculos intelectuais, aristocráticos e burgueses”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Matos, Vera de. Do risorgimento à república: a Itália em busca de uma identidade nacional. In: SIMÕES, Rita Basílio; SERRANO, Clara; NETO. Sérgio; MIRANDA, João (org.). Pessoas e ideias em trânsito. Percursos e imaginários. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. p. 127.


Conforme os conteúdos do livro-base História, economia, política e cultura no século XIX, a Unificação da Itália se consolidou em três etapas, relacione-as corretamente com seus respectivos eventos:



Primeira etapa

Segunda etapa

Terceira etapa


( ) Um plebiscito incorporou o Reino das Sicílias ao Reino de Sardenha-Piemonte.
( ) Incorporação de Veneza e Roma ao Estado italiano.
( ) Apoiados pela França, os reinos de Sardenha e Piemonte travaram uma guerra contra a Áustria.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

A unificação da Itália começa com o plebiscito que uniu as duas Sicílias ao Piemonte, de modo a formar uma aliança entre a burguesia industrial italiana e o setor agrícola.

A isto seguiu-se a guerra do Piemonte contra a Áustria, estando o Piemonte apoiado pela França, visando conquistar territórios etnicamente italianos que então eram controlados por aquele país.

A fase final foi a anexação de Roma, que "sela" a unificação da Itália em 1870.

É correta a sequência A, C, B.

Perguntas interessantes