A ideia de uma cultura nacional começava a se tornar uma preocupação, principalmente com a Independência, em 1822, e a partir do momento da Proclamação da República, em 1889, uma vez que se fazia necessária a criação de um Estado Nacional legítimo, reconhecido interna e externamente. Isso porque: A ideia de uma cultura nacional nessa época não era debatida como hoje, ou seja, não se buscava dentro da própria nação o conteúdo de uma cultura nacional para delinear suas características, para definir seus aspectos que a fizessem única. O positivismo de Comte, o darwinismo social e o evolucionismo de Spencer não permitiam essa criação do Estado Nacional. Nessa época, cultura e raça foram afastados e, consequentemente, o negro valorizado. A ideia de uma civilização atrasada não nos atingia
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
A ideia de uma cultura nacional nessa época não era debatida como hoje, ou seja, não se buscava dentro da própria nação o conteúdo de uma cultura nacional para delinear suas características, para definir seus aspectos que a fizessem única.
Explicação:
A cultura nacional, na época, não se baseava em uma identidade nacional, mas era sempre uma orientação que vinha de fora, sobretudo da Europa. A preocupação com uma identidade nacional vai começar a ganhar corpo apenas no início do século XX com o Movimento Modernista.
Perguntas interessantes