A ideia de retratar a realidade, o homem e seus comportamentos como eles de fato são ganhou força no século XIX e se tornou uma oposição ao subjetivismo, ao sentimentalismo e à idealização presentes no Romantismo. Dessa forma, a valorização da crítica social e do olhar objetivo sobre a realidade formaram o Realismo. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A hipocrisia dos valores burgueses dos portugueses e uma crítica social contundente estão presentes nas obras de Eça de Queirós, como o Crime do Padre Amaro e Primo Basílio.
Alternativa 2:
O olhar humanístico, a valorização do trabalho e do homem enquanto força de sua consciência são traços do Realismo português e verificamos isso na obra Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco.
Alternativa 3:
A crítica política e uma reflexão sobre a degradação moral da época não foram incluídas no Realismo devido a uma tendência protecionista de seus idealizadores.
Alternativa 4:
O Realismo português foi marcado por grandes escritores como: Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco, Antero de Quental e outros poetas de renome internacional.
Alternativa 5:
O Realismo português teve características únicas devido a suas inovações temáticas e formais, o que aproximou esse movimento do Modernismo e das tendências cubistas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Está correta a assertiva 1.
A crítica social presente no realismo pode ser apresentada como peça característica do movimento, que rompia com os ideais utópicos do romantismo, apresentando uma face mais dura e objetiva da sociedade e das pessoas que a compõem.
Assim, fatores relacionados à existência de uma hipocrisia burguesa são representados no decorrer das obras dos autores Eça de Queirós, por exemplo, grande e verdadeiro representante do então movimento literário.
jherryett:
Concordo com a alternativa 1
Respondido por
5
Resposta:
A hipocrisia dos valores burgueses dos portugueses e uma crítica social contundente estão presentes nas obras de Eça de Queirós, como o Crime do Padre Amaro e Primo Basílio.
Explicação:
Perguntas interessantes