Filosofia, perguntado por AmandaTorquato, 10 meses atrás

A ideia de que, pela ciência e pela técnica, o homem se converterá em senhor e possuidor da natureza está presente no pensamento do filósofo Descartes. Com pensamento semelhante, Francis Bacon, um famoso filósofo inglês, foi autor da famosa expressão “conhecimento é poder”. Estabeleça uma relação entre a afirmação de Bacon e a figura acima. (Mínimo 10 linhas)
2- Podemos dizer que o homem é um eterno enigma para si mesmo. Nunca ele se sentirá satisfeito com os conceitos e definições que ele cria para entender a si mesmo. Com base nos seus estudos sobre o “quem é o ser humano”, explique com as suas palavras a afirmação acima. ( Mínimo 5 linhas)
3- O problema do conhecimento não está limitado à ciência, afinal, o ser humano utiliza-se de diversas formas para interpretar e interagir com a realidade, tais como o senso comum,ou a religião (fé). No entanto, podemos perceber claramente o status de superioridade creditado ao conhecimento científico quando comparado às outras formas de interpretação do real. Por que isso acontece? ( Mínimo 5 linhas)

Soluções para a tarefa

Respondido por verasmarie928
6

Resposta:

Das discussões desses três pensadores derivaram duas correntes diferentes de pensamento o “construtivismo” e o “positivismo”.

Francis Bacon (1561-1626) foi, porém, quem terminaria por fixar a base do que Descartes transformaria no moderno método científico. Bacon deu ao conhecimento um caráter mais funcional. Segundo ele o saber científico deveria ser usado em prol do desenvolvimento humano e a natureza deveria ser transformada e modificada em benefício do homem. Segundo ele mesmo expressa em sua obra “Novo Organum” é necessário “...investigar a possibilidade de realmente estender os limites do poder ou da grandeza do homem e tornar mais sólidos os seus fundamentos...”. A nova abordagem de Bacon foi fortemente influenciada por descobertas de cientistas como Copérnico e Galileu Galilei que o levaram a propor uma nova abordagem da investigação científica através do pensamento indutivo em contraposição ao pensamento dedutivo que desde Aristóteles predominava sobre as ciências.

Explicação:

Mas foi na obra “Discurso do Método” que René Descartes (1596-1650) lançou de fato, os fundamentos do método científico moderno. Embora Descartes tenha concordado com Bacon no sentido de que a natureza deve ser entendida e modificada em favor do homem, ele discordava no sentido de que para ele os sentidos devem ser questionados e não constituem o caminho para o conhecimento verdadeiro. Segundo Descartes a única coisa da qual não se pode duvidar é o pensamento (o que o leva à máxima “cogito ergo sum” – “penso, logo existo”) que é fruto da razão, a única da qual se pode ter certeza.


AmandaTorquato: obrigadaa
Perguntas interessantes