A ideia de "projetar para reduzir os erros humanos" vem, cada vez mais, ocupando posição de destaque nas empresas que primam pela gestão da qualidade. O objetivo das organizações é atender às necessidades da carteira de clientes, apresentando soluções para os seus problemas. Se todos os atores da organização, em cada etapa do processo produtivo, desde o fornecedor até o cliente, estiverem com o mesmo pensamento focado na prevenção, a chance de ocorrer erros será muito pequena. Nesse contexto, a inspeção apresenta forte importância na detecção desses erros, gerados nos processos e repassados aos produtos. No entanto, mesmo utilizando procedimentos padrões para a fabricação, os defeitos gerados por erros de montagem, matérias-primas não apropriadas e ferramentas com más condições de conservação e uso podem continuar se perpetuando na linha de produção. Disserte sobre os erros, suas formas de surgimento nas organizações e, ainda, possíveis sistemas para inspeção de erros e adequação dos processos, a fim de evitar falhas.
Soluções para a tarefa
Somos incapazes de conseguir manter o mesmo padrão durante todo o tempo em todas nossas atividades, portanto, erros podem acontecer. Contudo, os erros devem ser medidos e acompanhados pelo gestor ou responsável para entender as principais causas dos problemas e, consequentemente, planejar as ações adequadas para contenção e correção. O custo para prevenir os erros é menor do que o custo para corrigi -los. É necessário avaliar o índice, os erros e as falhas dos processos completos ao final de um dia para conseguir comparar os desempenhos. Esses desempenhos, por sua vez, podem ser tanto nos processos quanto nos indivíduos, ou seja, o desempenho individual do operador ao longo da jornada diária de trabalho. Por fim, os erros também podem ser gerados por funcionários que, conscientemente, violam as regras dos processos da empresa e, não registram as falhas ou os retrabalhos. Independentemente do motivo, seja por medo de represálias dos chefes ou por simples descaso com a operação. A fim de evitar esses comportamentos, quando as pessoas omitem os erros ou os cometem de modo voluntário, o papel do gestor é relatar o erro. "Sistemas à prova de falhas" e "Zero defeito" são sistemas implantados pelas empresas para identificar atividades não conformes, evitando as falhas.
Os erros representam ações que acabam saindo do que foi planejado na execução das tarefas processos internos. Nessa dimensão da realidade, podemos considerar que o erro representa uma ação inesperada que faz parte da realidade em querer aprender ou executar uma determinada atividade no trabalho.
São consequências dos erros no ambiente de trabalho:
- Atraso na execução dos processos internos - na prática, o erro requer tempo para a execução de uma nova atividade dentro do processo;
- Conflitos entre os colaboradores - principalmente se os erros forem cometidos por colaboradores recém-chegados à organização.
Aprenda mais sobre o tema erros no ambiente de trabalho em:
https://brainly.com.br/tarefa/52387609
Dê valor aos esforços dos seus pais.
#SPJ2