A ideia de museu procede de nosso hábito de colecionar objetos e Ihes atribuir valor simbólico, afetivo, cultural ou simplesmente material. Não obstante o surgimento, a partir do Renascimento, das coleções privadas de pessoas, famílias ou instituições detentoras do poder, elas eram acessíveis apenas a uma minoria restrita. No século XVIII, a abertura do Museu do Louvre, primeiro museu público, permitiu pela primeira vez o livre acesso às antigas coleções da realeza francesa às pessoas de outros os níveis sociais. Hoje, os museus, com ideias mais atualizadas, não se destinam exclusivamente às exposições de artefatos históricos, eles trazem ao público obras de diferentes arestas e nacionalidades; promovem cursos, palestras e exibição de filmes; viabilizam a educação e mediação da arte.Considerando a ação educativa a partir da mediação nos espaços fisicos e simbólicos dos museus, avalie as afirmações a seguir.I. A mediação abre espaços de experimentação para artistas, professores e outras pessoas que buscam debates culturais e educacionais construtivos; produz materiais teóricos e práticos, contribuindo para as relações sociais e estudos sobre arte.A mediação contempla um conceito ampliado de arte que fomenta uma democracia viva e dinâmica. Ela envolve a integração de conteúdos artísticos e culturais em outras áreas e tem a finalidade de configurar uma parficipação crítica e consciente nos processos sociais.III.A mediação é realizada por pessoas que dominam as especificidades das linguagens artísticas, e requer sua institucionalização pelo museu. Dessa maneira, forma grupos seletos para analisarem e interpretarem obras de arte.IV.A mediação exige abordagens interdisciplinares, pois cria acessos aos mundos do cotidiano da vida e da mídia, além de educar culturalmente.É correto apenas o que se afirma em@ I e II. O I e III. O III e IV.O I, II e IV.O II, III e IV.
#ENADE
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
A alternativa correta é a D – as asserções I, II e IV são verdadeiras.
Os museus são uma forma de preservação cultural, seja ela material, ou imaterial, como tem acontecido na história mais recente. Os espaços de experimentação artística devem ser abertos ao público, para vivência da arte de forma democrática e dinâmica.
O patrimônio cultural é reconhecido pela Constituição Federal – sendo ele tanto material, aquilo que pode ser tocado, visto e apreciado materialmente, tais como construções, objetos, entre outros – quanto sendo patrimônio imaterial – conhecimentos, danças, histórias, religiões.
Perguntas interessantes