A ideia de justiça, ao longo dos tempos, foi explicitada de diferentes maneiras e por correntes de pensamento igualmente diversas. Para uma dessas correntes, “[...] sua ideia central é formulada de maneira simples e tem apelo intuitivo: o mais elevado objetivo da moral é maximizar a felicidade, assegurando a hegemonia do prazer sobre a dor. [...] A coisa certa a fazer é aquela que maximizará a utilidade”. (SANDEL, Michael J. Justiça: o que é fazer a coisa certa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012, p. 48.) O texto acima se refere à seguinte teoria da justiça: Escolha uma: a. Nenhuma das alternativas anteriores está correta. b. Utilitarismo. c. Libertarismo. d. Liberal igualitarismo. e. Igualitarismo conservador.
Soluções para a tarefa
Respondido por
15
Resposta correta b. Utilitarismo.
egsampaio:
Utilitarismo ESTA ERRADO
Respondido por
0
Resposta:
Alternativa correta - letra D) Utilitarismo
Explicação:
O utilitarismo é uma família de teorias consequencialistas, defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill, que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.
Filosoficamente, pode-se resumir a doutrina utilitarista pela frase: Agir sempre de forma a produzir a maior quantidade de bem-estar (Princípio do bem-estar máximo).
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás