“A ideia de gênero tem sofrido um questionamento esmagador, de parte inicialmente da crítica estruturalista e, posteriormente, do pensamento dito pós-moderno, para os quais esse tipo de discussão se tornou alguma coisa anacrônica e irrelevante. Para complicar, sabemos que as obras fundantes produzidas modernamente não se encaixam facilmente nas rubricas velhas e canônicas e, quanto mais avançamos na direção do futuro, mais o hibridismo se mostra como a própria condição dos produtos culturais. Poderíamos perguntar então: acabaram-se realmente os gêneros, ou nossos conceitos de gênero já não são mais suficientes para dar conta da complexidade do hibridismo que agora temos? Talvez fosse o caso de recorrer a um conceito mais flexível de gênero, afinal, gênero sempre é e não é o mesmo, sempre é novo e velho ao mesmo tempo. O gênero renasce e se renova em cada nova etapa”.
MACHADO, A. Pode-se falar em gênero na televisão?
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a característica dos gêneros dramático-narrativos a qual o excerto se refere.
Escolha uma:
a. As fronteiras de definição entre os gêneros são bastante rígidas. São pequenos os espaços de fundição e interpolação entre eles. Os gêneros sempre impõem convenções sólidas e identificáveis à narrativa, sem espaço para expansão. Por isso suas categorias são rígidas e exatas.
b. As fronteiras de definição entre os gêneros são bastante rígidas. Eles se influenciam e se fundem uns com os outros. Sempre impõem convenções sólidas e identificáveis à narrativa, sem espaço para expansão. Mas, não têm categorias definidas.
c. As fronteiras de definição entre os gêneros se sobrepõem. No entanto, são pequenos os espaços de fundição e interpolação entre eles. Assim, apesar de os gêneros imporem convenções únicas e próprias à narrativa, eles tanto têm pontos comuns, como suas categorias são rígidas e exatas.
d. As fronteiras de definição de gêneros, formatos e settings são difíceis de discernir. Não é clara a relação entre essas categorias, por isso mesmo ocorre tanto hibridismo narrativo.
e. As fronteiras de definição entre os gêneros se sobrepõem. Eles se influenciam e se fundem uns com os outros. Apesar de os gêneros imporem convenções únicas e próprias à narrativa, eles são flexíveis e expansíveis. Não se prestam a categorias rígidas e definidas com exatidão.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
e - As fronteiras de definição entre os gêneros se sobrepõem. Eles se influenciam e se fundem uns com os outros. Apesar de os gêneros se imporem....
expl: Eles não são formulas fixas, são antes princípios de analise e organização formal. Essas definições mudam em diferentes tradições, diferentes culturas, épocas e até mesmo de região para região dentro dos países.
expl: Eles não são formulas fixas, são antes princípios de analise e organização formal. Essas definições mudam em diferentes tradições, diferentes culturas, épocas e até mesmo de região para região dentro dos países.
Respondido por
5
c. As fronteiras de definição entre os gêneros se sobrepõem. Eles se influenciam e se fundem uns com os outros. Apesar de os gêneros imporem convenções únicas e próprias à narrativa, eles são flexíveis e expansíveis. Não se prestam a categorias rígidas e definidas com exatidão. Correto
Perguntas interessantes
Inglês,
10 meses atrás
Geografia,
10 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Química,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás