A ideia de corpo, que se aprende desde a infância, é a ideia de corpo baseado nas ciências biológicas. No entanto, ao apreendermos a cultura da sociedade da qual fazemos parte, construímos um entendimento de nós mesmos, dos outros e do mundo.
Julgue as afirmativas abaixo.
I. A diferença biológica determina a construção social do que é ser homem ou ser mulher, expressando as expectativas individuais e grupais de homens e mulheres m todos os espaços sociais.
II. A escola como instituição de ensino e de socialização e de adequação ética - moral, tanto marca espaços e expectativas da sociedade para cada um, como informa qual deve ser o lugar de meninos e meninas.
III. As ações da maioria dos profissionais envolvidos na Educação acabam reforçando as atitudes realizadas por alunos e alunas e suas famílias, muitas vezes sem que haja uma reflexão consciente sobre o assunto.
IV. Pensar na possibilidade de não-binaridade de gênero e sexualidade dentro da escola pode ser um caminho em direção à transgressão da lógica ocidental dentro de uma das instituições que mais a reforça.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
II, III, IV
II, IV
I, III
I, II, IV
II, III
Soluções para a tarefa
Resposta: II, III, IV
Explicação: Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) representam um avanço nas discussões de gênero e educação ainda que não seja o ideal. Nesse documento, as relações de gênero são reconhecidas como referências fundamentais para a constituição cidadã de todos os envolvidos. Não entanto, a afirmativa I está errada já que a diferença biológica é apenas o ponto de partida para a construção social do que é ser homem ou ser mulher, já que as diferenças de gênero são socialmente e culturalmente construídas.
O entendimento do sexo biológico dever ser compreendido como diferente do de gênero, visto que o último representa uma construção social, que pode ser determinada conforme a forma pela qual a pessoa se identifica ( II, III, IV estão corretas).
Gênero e Sexo na Sociedade
O sexo é estritamente biológico, o que condiciona as pessoas a serem homens ou mulheres, em função da presença ou ausência do cromossomo Y.
No entanto, o gênero é uma construção social, o que abre espaço para a formação de diferentes identidades, sexualidades, sendo a escola um espaço importante democrático que pode estimular o entendimento sobre esta temática, livre de preconceitos.
Mais sobre gênero e sexo: brainly.com.br/tarefa/18865025
#SPJ2