A ideia de cidadania implica várias abordagens que se transmudaram ao longo da história humana. Desde a concepção grega de sociedade democrática e cidadania até o século XX, muitas foram as alterações pelas quais passaram as concepções de democracia e cidadania. Considerando o desenvolvimento histórico do conceito de democracia e cidadania, são corretos os enunciados abaixo, exceto: * 5 pontos A) Na Era Moderna, firmou-se a concepção de cidadania vinculada às liberdades fundamentais, e fixaram-se a prevalência da vontade da maioria e o primado da igualdade de todos perante a lei. B) A democracia grega, que se realizava pela participação direta dos cidadãos era exercida pela acentuada maioria dos habitantes, incluindo as mulheres, e os estrangeiros. C) O exercício dos poderes políticos, a possibilidade de votar e ser votado, as liberdades individuais e a condição de destinatário das ações estatais, com vistas à implementação da dignidade da pessoa, são os elementos que nutrem o complexo conceito atual de cidadania. D) No século XIX, ampliou-se o conceito de cidadania a fim de se incluir os direitos sociais como ações estatais que compensassem aquelas desigualdades, municiando os desvalidos com direitos em prol da saúde, da educação, da moradia, do trabalho, do lazer e da cultura de todos. E) A partir da Revolução Francesa de 1789, embora tenha se possibilitado a consolidação jurídica da concepção de cidadania, porém constatou-se que a mera declaração formal das liberdades nos documentos e nas legislações ruía, frente à exclusão econômica da maioria da população.
Soluções para a tarefa
a responta correta e a B, ja que democracia grega nao era exercida pala maioria e sim por uma, minoria que excluía mulheres eestrangeiros.
Olá!
A alternativa b de fato está incorreta.
Apesar da Democracia na Grécia antiga ser de grande influência para as políticas que devem ser melhoradas no mundo moderno, ela era excludente, e, nem toda a população experienciava aquele regime democrático, ou seja, as mulheres e os estrangeiros não tinham poder de voto.
Além disso, traçando um panorama com os dias de hoje, acredito que o voto deve ser facultativo, de modo que a democracia se estabeleça corretamente e os direitos do cidadão sejam cumpridos com base no que ele de fato escolheu,e, não com o esforço do Estado para estabelecer regras, não excluindo nenhum indivíduo.
Valeu!