A ideia de assertividade foi proposta na década de 60 indicando a afirmação dos próprios direitos e expressão de pensamentos, sentimentos e crenças de maneira direta, honesta e adequada, de modo a não invadir o direito das outras pessoas. Ela se contrapõe aos comportamentos agressivos e não assertivos (CORREIA, 2015). Sobre esses comportamentos pode-se afirmar que:
A pessoa não assertiva mantém contato visual intimidador com fala fluente, gestos ameaçadores e uma postura autoritária.A pessoa agressiva é indecisa nas escolhas e acaba se submetendo a opiniões alheias para tê-las ao seu redor.A pessoa assertiva sente-se satisfeita consigo mesma e produz uma imagem positiva de si mesmo.A pessoa agressiva avalia as consequências, valoriza o outro e tenta produzir uma imagem positiva de si mesmo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Resposta:Alternativa.A pessoa assertiva sente-se satisfeita consigo mesma....
Respondido por
0
Resposta:
Resposta correta I e II
Conheça os 5 tipos de assertividade
Asserção básica: afirmação de direitos pessoais, sentimentos e opiniões;
Asserção empática: antes da afirmação assertiva, coloca-se o reconhecimento do outro;
Asserção crescente: busca-se inicialmente a resposta assertiva mínima e se aumenta o grau de assertividade se as outras alternativas não funcionarem;
Asserção e confronto: explicar que o outro está se comportando em contradição ao que prometeu
Asserção no uso do Eu ou do Nós: a pessoa descreve o próprio comportamento e sentimentos em relação a comportamento de seu interlocutor ou usa o NÓS para sinalizar a necessidade de alterar conjuntamente uma situação que afeta a ambos.
Explicação:
Perguntas interessantes