A Idade Moderna é o período histórico em que as monarquias europeias constituíram-se e fortaleceram-se, expandindo seu poder para os cinco continentes do mundo. [...] O início da Idade Moderna aconteceu com a tomada da cidade de Constantinopla pelos Turcos-Otomanos, em 1453, e encerrou-se com a queda da Bastilha e a Revolução Francesa, em 1789. Marcou também esse período o Renascimento Cultural, que revolucionou as artes e as ciências, através de figuras históricas, como Leonardo da Vinci e Michelangelo. A descoberta da América e as rotas comerciais com a África e a Ásia criaram as bases de acumulação de capital necessárias ao desenvolvimento do capitalismo no período histórico posterior. Entretanto, essas mudanças econômicas ocorreram à custa da vida de milhões de seres humanos, principalmente ameríndios e africanos escravizados. No aspecto religioso, o cristianismo católico deixou de deter o monopólio religioso na Europa com o advento da Reforma Protestante.
Tendo como base as informações do texto base e os conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, os burgueses europeus do início da modernidade conseguiram acumular capital através do/a:
A) mercado ultramarino
B) compra e venda de imóveis
C) trabalho de artesãos
D) mercado de embarcações
E) herança familiar
Soluções para a tarefa
Respondido por
181
É correta a alternativa A.
A burguesia europeia foi capaz de acumular capital devido ao sucesso que teve com o comércio ultramarino (que, na maioria dos casos, era realizado em sistema de monopólios), tendo obtido fortunas com a negociação dos produtos agrícolas americanos (assim como os recursos minerais).
Com este capital foram capazes de, primeiro, expandir o sistema de manufaturas, lucrando com a venda de bens de consumo, e depois realizar a industrialização.
Joshitbt:
Correta a resposta!
Respondido por
74
Resposta:
Mercado ultramarino
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Pedagogia,
1 ano atrás
Saúde,
1 ano atrás