A Idade Moderna é marcada pelo desenvolvimento de novas concepções sociais e políticas. Dentre elas estão a Centralização Política e o Absolutismo. Marque a alternativa que apresenta os corretos conceitos de ambos os termos: *
a) Poder fragmentado/Tomada de Constantinopla em 1453;
b) Países unificados em torno de uma mesma cultura, idioma e origem histórica/Deus no centro de todas as coisas;
c) O homem no centro de tudo/Deus no centro de todas as coisas;
d) Países unificados em torno de uma mesma cultura, idioma e origem histórica/ poder absoluto dos reis.
Soluções para a tarefa
A Idade Moderna diz respeito ao intervalo de tempo que vai desde o fim da Idade Média (Séculos XIV/XV) até a Revolução Francesa (1789). Dentre suas características mais marcantes podemos citar: centralização do poder político, Renascimento cultural e comercial, reformas religiosas e absolutismo.
Características
Faz-se necessário entender um pouco mais sobre as características da Idade Moderna:
Centralização do poder político
Na Idade Média, os territórios estavam divididos em feudos e os senhores feudais tinham uma relação de suserania e vassalagem com a nobreza. Logo, o poder era extremamente descentralizado, tendo em vista que cada feudo era uma unidade "autônoma".
Com o surgimento das cidades (e o Renascimento), era necessário uma centralização do poder para que surgisse os Estados Nacionais. Logo, essa centralização era feita a partir de alianças da burguesia com a nobreza que culminaram no surgimento dos Estados.
Renascimento Comercial e Urbano
O Renascimento é um "ideal" que surge em várias esferas.
O Renascimento Comercial se trata do "surgimento" do comércio depois de longos anos de uma economia focada na autossuficiência dos feudos.
O Renascimento Urbano se trata do surgimento de burgos (cidades) que eram no princípio locais de grande importância econômica, pois era onde acontecia o comércio.
O Renascimento Cultural se trata do movimento artístico que se iniciou na Itália e buscou o antropocentrismo, racionalismo, valorização da cultura greco-romana e o cientificismo.
Reformas Religiosas
Na Idade Média a Igreja Católica tinha grande poder sobre a sociedade e o clero estava envolvido em grandes escândalos envolvendo o celibato, venda de indulgências e a grande fortuna e concentração de riquezas da Igreja.
A Reforma Protestante protagonizada por Martinho Lutero é o grande exemplo que mostra a contestação da Igreja Católica e que abriu a possibilidade para o surgimento de outras religiões como o Calvinismo, Anglicanismo e Luteranismo.
Absolutismo
Com a centralização do poder político, todo o poder estava concentrado na mão do rei. Logo, o monarca possuía plenos poderes para comandar a sociedade, incluindo a criação de leis, criação de tributos, julgamento de crimes...
O grande nome do absolutismo é o Rei Luís XIV da França, também conhecido como "Rei Sol" que tem a frase "O Estado sou eu" como grande exemplo do absolutismo.
Conclusão
Conforme o que foi exposto, é possível afirmar que a alternativa correta é a "D".
Aprofunde seu conhecimento:
Renascimento: https://brainly.com.br/tarefa/27512591
Reforma Protestante: https://brainly.com.br/tarefa/38587566
Resposta:
d) espero ter ajudado
Explicação:
:)