A Idade Média se estendeu do século V ao século XV. Teve início com a queda do Império Romano do Ocidente em 476 e seu término com a tomada de Constantinopla no ano de 1453, pelo turcos otomanos.
Também chamada de Idade das Trevas pelos humanistas em razão do enorme retrocesso cultural alimentado por fatores tais como, invasões bárbaras, fortalecimento da Igreja e a proibição da difusão do conhecimento, inúmeras guerras entre os estados, guerras civis, revoltas populares e a incidência da Peste Negra que, entre os anos de 1347 e 1350, dizimou cerca de 1/3 da população europeia.
Segundo Capinussú por qual razão uma gama de respeitáveis historiadores considera a época medieval uma verdadeira fonte de riquezas e benefícios para a civilização ocidental?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Podemos considerar que a época medieval foi uma verdadeira fonte de riquezas e benefícios para a civilização ocidental por causa eventos como a expansão da agricultura, restabelecimento do comércio e formação das bases nacionais europeias.
A expansão da agricultura, por meio, por exemplo, do arado de tração animal e das técnicas de rotação dos campos, ambos ocorridos na Idade Média, expandiu bastante a "capacidade alimentar" da Europa, aumentando a população.
Com isto cada vez menos sujeitos foram necessários para manter as colheitas, o que fortaleceu o comércio e as manufaturas, vivendo a Europa um período de importante expansão econômica no período.
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
Saúde,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Lógica,
1 ano atrás