A Idade Média, que, segundo a periodização mais difundida atualmente, vai do século V até o século XV, foi marcada pela queda do Império Romano, pelas invasões bárbaras, pela instituição do feudalismo como forma de organização social e, depois, pelo renascimento urbano e comercial, pela Patrística e pela Escolástica, como núcleos de uma 'filosofia cristã', e pelo nascimento da Universidade. Nesse grande espaço de aproximadamente 10 (dez) séculos, viveram grandes pensadores que contribuíram não somente pela permanência do pensamento grego e romano, mas também pela formulação de um pensamento original, cujo cerne era a relação entre razão e fé. Dentre esses pensadores, está Agostinho de Hipona, conhecido também como Santo Agostinho. Acerca das ideias de Agostinho de Hipona, analise as proposições abaixo, julgue-as em Verdadeiras (V) ou Falsas (F) e assinale a alternativa que contém a sequência correta, pautados na aula ao vivo e no "O PENSAMENTO FILOSÓFICO MEDIEVAL":
( ) As formulações de Agostinho situam-se em um período bastante conturbado, de dissolução do Império Romano e de invasão das tribos bárbaras, advindas, principalmente, do norte da Europa. No entanto, não podemos dizer que suas teorias foram influenciadas por esses fatos históricos.
( ) As ideias de Platão são as principais influências de Agostinho. Para ele, o saber dos pagãos precisava do saber dos cristãos, uma vez que, sem os pressupostos da fé, não se podia compreender de forma positiva o homem e o mundo.
( ) No pensamento agostiniano, não se deve submeter a filosofia à fé. As duas naturezas de conhecimento são dependentes, mas a filosofia se sobrepõe à fé, por sua natureza racional e sua estrutura metodológica clara.
( ) O educador, na perspectiva de Agostinho, deve ser um homem versado não somente nos saberes cristãos, mas também nos saberes pagãos. Além disso, deve ser responsável pelos seus atos, uma vez que ele se constitui como referência diante dos seus alunos.
ALTERNATIVAS F, V, V, V. F, F, F, V. F, V, F, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F