História, perguntado por fabiosss, 1 ano atrás

A Idade Média, mais conhecida como Idade das Trevas (em oposição ao Iluminismo, Idade das Luzes ou da Razão), representa um período de dez séculos da história da civilização ocidental em que toda a sua organização social, política e econômica emanava de uma ordem transcendente ao mundo.

Entre as afirmativas abaixo, assinale aquela que não apresenta uma característica do período:

A
Como expressa o texto O corpo social, de John of Salisbury, o homem medieval vivia em um mundo em que tudo fazia parte de um todo perfeito disposto por Deus, mas tinha liberdade para tomar decisões referentes à própria vida.

B
A Idade Média considerava o mundo organizado em torno de um centro. Nesse mundo haveria uma ordem absoluta, representada por Deus e Seus legítimos representantes na terra: a Bíblia e a Igreja.

C
A Igreja Católica da Idade Média, de posse de todo o poder de representar Deus na Terra, organizou um mundo em que cada ser era tido como parte da grande engrenagem da criação divina. Cada homem ocuparia um lugar específico nessa engrenagem e estaria submetido à obrigação de realizar suas funções, não podendo escapar delas.

D
Na medida em que a onipresença e a onisciência eram apresentadas como atributos de Deus, nada poderia ser mantido em segredo e nunca se estaria sozinho. Assim, pode-se afirmar que o homem da Idade Média achava-se desprovido de privacidade.

E
O texto O corpo social, de John of Salisbury, apresenta a concepção de uma relação orgânica e interdependente entre todos os seres. Num universo assim organizado e descrito, o homem não era, propriamente, um sujeito.

Soluções para a tarefa

Respondido por jordana2006
4

A resposta a e a errada pois eles não tinha controle por suas vidas, era um poder absoluto da igreja

Perguntas interessantes