A Idade Média foi chamada por muito tempo de idade das trevas devido ao domínio intenso da Igreja Católica sobre as pessoas. Esse termo foi criado pelos europeus da Idade Moderna, pois naquele momento a Europa passava por uma série de mudanças na forma como compreendiam o mundo a sua volta, pois passaram a valorizar o uso da razão e a se inspirar na cultura grega. Os gregos valorizavam o ser humano e o pensamento racional, mas durante a Idade Média, a influência da Igreja colocou a religiosidade em primeiro lugar e o pensamento da época passou a ser o teocentrismo, que coloca Deus no centro das coisas. A partir do século XIV, depois de passar por uma série de crises devido à guerras, fome, peste e mortes, alguns artistas e pensadores começaram a se inspirar nos gregos e em sua racionalidade. A primeira grande inspiração foi o humanismo, que valorizava o pensamento crítico e compreendia o ser humano como capaz de desenvolver habilidades que transformem a natureza. Os humanistas compreendiam que os seres humanos eram a medida das coisas e os estudos sobre o homem passou a ser centro das atenções, esse novo pensamento é chamado de antropocentrismo. O humanismo influenciou as artes, a filosofia, a matemática, a literatura, etc. Como eles reviviam a cultura grega, esse período ficou conhecido como Renascimento.Os artistas renascentistas desenvolveram várias técnicas importantes que influenciaram até mesmo as artes atuais. Uma das técnicas é a perspectiva nas pinturas, que dá a impressão de profundidade e se aproxima do realismo. Outra técnica é a da proporção, que é manter a diferença de tamanho entre as imagens. As imagens representadas são da mitologia grega ou religiosas. Um exemplo de todas essas características é o desenho do Homem Vitruviano feito por Leonardo da Vinci, que representa um homem de braços e pernas abertas dentro de um círculo e um quadrado, representando que o homem é a medida de todas as coisas como pode ser observado na imagem ao lado. A principal característica do renascimento é o racionalismo, ou seja, utilizar a razão para questionar todas as coisas, principal- mente os dogmas da Igreja Católica, pois os renascentistas não aceitavam a posição religiosa sobre o funcionamento do mundo. A postura crítica é o princípio básico do pensamento científico, pois para se fazer ciência é preciso que se questione o mundo observável e crie hipóteses que devem ser comprovadas por meio de experimentos. Alguns pensadores se destacaram nesse período, como Galileu Galilei, que desenvolveu a teoria heliocêntrica, ou seja, de que é a Terra que gira em torno do sol e não o contrário. Outro pensador da época foi o Erasmo de Roterdã, que discutia sobre o livre arbítrio. ATIVIDADES 1- Explique as visões de mundo abaixo: A) Teocentrismo: *
B) Antropocentrismo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A palavra teocentrismo vem do grego theos, que significa Deus, e kentron, que significa centro. A doutrina ou filosofia teocêntrica considera Deus como o centro de todo o Universo, responsável pela criação do mundo e de todas as coisas nele existentes.
B) O antropocentrismo é uma visão de mundo oposta ao teocentrismo. Pois um diz que Deus é a medida de todas as coisas. O outro diz que o homem é a medida de todas as coisas, o que significa que ele ( o homem) deve estar no centro das ações, da cultura, da história e da filosofia, como se ele fosse a base para o entendimento de tudo que existe. A palavra antropocentrismo vem dos termos anthropos ( homem) e kentron ( centro), ou seja, homem no centro.
Resposta:
A) Teocentrismo
Aprenda a pronunciar
substantivo masculino
doutrina ou crença que considera Deus como o centro de tudo.
B) Antropocentrismo
Aprenda a pronunciar
substantivo masculino
FILOSOFIA•RELIGIĀO
forma de pensamento comum a certos sistemas filosóficos e crenças religiosas que atribui ao ser humano uma posição de centralidade em relação a todo o universo, seja como um eixo ou núcleo em torno do qual estão situadas espacialmente todas as coisas (cosmologia aristotélica e cristã medieval), seja como uma finalidade última, um télos que atrai para si todo o movimento da realidade (teleologia hegeliana).
Explicação: