História, perguntado por samanta683, 10 meses atrás

a idade média europeia foi pir muito tempo conhecida como idade das trevas.Apos muita pesquisa é possivel manter essa afirmação?por que ela era feita ​

Soluções para a tarefa

Respondido por Gii999
1

O termo "Idade das Trevas" foi cunhado pelos renascentistas com o propósito de depreciar a Idade Média que, teoricamente, seria um período obscuro em matéria de progresso científico, uma vez que fora marcado pela enorme presença da Igreja Católica em todas as esferas da vida cotidiana (um exemplo disso é a autossuficência dos mosteiros). Em contraposição ao teocentrismo, coletivismo, misticismo e ascetismo da Idade Média estão o antropocentrismo, individualismo, racionalismo e hedonismo do Renascimento, bem como o Humanismo e a volta aos valores clássicos greco-romanos, supostos pilares do progresso da humanidade; essa visão sobre a Idade Média só foi desconstruída durante o Romantismo, com a exaltação do passado medieval.  

Hoje essa já não é mais uma afirmação aceitável, temos vários exemplos de contribuições do período: o desenvolvimento de técnicas de cultivo em razão da predominância da agricultura, como a rotação de culturas, o surgimento do que viriam a ser as primeiras universidades (para abrigar os filhos ociosos da nobreza) e as artes românica e gótica, com importantíssimas e características obras arquitetônicas (a Torre de Pisa, a Abadia de Cluny) são as principais.

 Para o parágrafo seguinte, estarei me baseando em uma matéria lida no Nexo Jornal:

Podemos ainda ser mais abrangentes, e não olhar para a história como um passado que nunca mais poderá ser ou ações que não devam ser repetidas, mas como "uma arte da emancipação, um acervo de possibilidades, de gama de modos de ação e pensamento a que o presente pode recorrer para, por sua vez, se inventar e reinventar". Vou me ater a alguns exemplos da Idade Média:

Há nas novelas de cavalaria (que narram a busca pelo Santo Graal) infidelidade, traição, e rebelião contra a autoridade. A rebelião primária se dá contra o pai, em razão de questões que norteiam a herança.

"Retirada" era o nome da temida deserção dos servos, temidas pelos senhores feudais, por serem "empreendedoras de povoamento" (que se entende por partir em grupos em movimento coletivo e organizado, incomum em um tempo em que a fragmentação territorial em vários pequenos reinos/feudos não era só comum como característica).

Viu só como podemos nos aproveitar das contribuições da Idade Média ainda hoje?

Por fim, recomendo uma pesquisa rápida sobre Os Manuais da Boa Morte, são muito interessantes!

Espero ter ajudado e despertado o interesse!

Perguntas interessantes