A humanidade tem sua história marcada por descobertas. Nos primórdios, o homem era nômade, deslocando-se pelo território em busca da oferta de alimentos (frutos e caça), mas, com o tempo, ele aprendeu a domesticar animais e a cultivar plantas para sua subsistência, passando, então, a se fixar e formar cidades. A urbanização e o processo de industrialização tiveram grande responsabilidade na degradação ambiental.
Sobre o processo de apropriação da natureza, assinale a opção CORRETA.
A.
A apropriação da natureza levou, ao longo da história, a grandes transformações do espaço terrestre, embora revertidas pela capacidade de resiliência dos ecossistemas.
B.
O cornucupianismo se fudamenta na discussão da necessidade de controlar o crescimento populacional, levando-se em conta os limites de oferta de recursos naturais.
C.
O descompasso entre a disponibilidade de recursos naturais e as crescentes necessidades humanas por bens e alimentos é uma reflexão da teoria malthusiana.
D.
Embora o processo de urbanização tenha se acelerado no século XVIII, somente na década de 1980 se percebeu a necessidade de fazer uma reforma sanitária em prol da saúde do trabalhador.
E.
O desequilíbrio demográfico, principalmente em grandes cidades, decorreu do êxodo rural, quando as populações rurículas buscavam fugir da falta de segurança no campo com o aumento da violência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa C.
O descompasso entre a disponibilidade de recursos naturais e as crescentes necessidades humanas por bens e alimentos é uma reflexão da teoria malthusiana.
Explicação:
A apropriação da natureza levou, ao longo da história, a grandes transformações da paisagem e do espaço terrestre, muitas vezes irreversíveis. Entretanto, quando os ecossistemas conseguem se regenerar, é devido à sua capacidade de resiliência. O cornucupianismo se fundamenta na visão otimista de que a tecnologia possa sanar problemas de escassez de recursos, como a recuperação da degradação ambiental. A discussão da necessidade de controlar o crescimento populacional levando-se em conta os limites de oferta de recursos naturais compreende uma visão pessimista das teorias malthusiana e neomalthusiana. O descompasso entre a disponibilidade de recursos naturais e as crescentes necessidades humanas por bens e alimentos é uma reflexão da teoria malthusiana. O processo de urbanização se acelerou no século XVIII, com a 1ª Revolução Industrial, o que resultou na primeira reforma sanitária em prol da saúde do trabalhador. O desequilíbrio demográfico, principalmente em grandes cidades, decorreu do êxodo rural, quando as populações rurícolas buscavam melhores condições de vida e trabalho nas cidades grandes, sobretudo com o pacote tecnológico da chamada Revolução Verde da agricultura no Brasil, que se firmou a partir da década de 1960. A falta de segurança e o aumento da violência são características do inchaço populacional nas cidades grandes pelo processo de urbanização sem o devido planejamento.