A humanidade passou e passa por diversas transformações, que são determinantes para que se possa construir e reformular a caminhada da humanidade. Na contemporaneidade também não é diferente, estamos a todo instante construindo e reformulando nossa maneira de viver, ver e compreender nossa vivência com os outros e a nós mesmos. Com isso, vamos considerar os grandes períodos da História, cada qual com suas particularidades. Disserte sobre os elementos determinantes do período pré-histórico.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O uso de artefatos como pedra, madeira, pedaços de ossos e cerâmica é determinante para esse período. A última fase Pré-Histórica seria a Idade dos Metais, que corresponde ao período em que o homem passou a ter um pleno domínio do fogo e começou a fazer a fusão de metais, obtendo o bronze, por exemplo.
Resposta:
Pré-História é o período que vai do surgimento dos seres humanos ao surgimento dos códigos sistematizados da escrita. Este período está dividido em Paleolítico e Neolítico. O paleolítico refere-se à pedra, também chamada de Idade da Pedra Lascada. Neste período, os seres humanos que ali viviam mantinham a alimentação com a pesca e a coleta. O primeiro representante do homem tem o nome de Homo habilis, que possuía a habilidade no feitio de utensílios de pedra, além de madeira e ossos que também era utilizados na confecção dos objetos. Nestas construções de objetos, o homo habilis construía lanças, pedras cortantes, raspadores que serviam como facas. Neste período, o homo habilis conseguiu apropriar-se do fogo, sendo que os detentores deste elemento natural determinaram mudanças significativas nos grupos humanos, sendo elas o ato de afugentar animais, ter luz à noite, aquecer-se, cozinhar seus alimentos. Um fator interessante é que o ato de assar a carne auxiliava o homo na digestão. Já no Período Neolítico, também considerado como Idade da Pedra Polida, ocorreram grandes avanços como a descoberta da roda, as novas formas de conseguir o alimento através da agricultura e o pastoreio. Ocorre também a apropriação das técnicas de plantio, a observação dos fenômenos naturais para obterem uma boa produção de alimentos através da semeadura. Aparece também uma melhora na qualidade de vida desses grupos, ocorrendo o aumento da população e da vida em comunidade. Já no final deste período ocorre a apropriação da técnica da metalurgia, quando o homem passa a trabalhar com o metal, conseguindo assim a fabricação de instrumentos como pá, enxada, arados, entre outros instrumentos.
Explicação: