A humanidade nunca esteve tão próxima de uma revolução mundial como em 1848, escreveu Eric Hobsbawm (1997), ano que teria constituído a “Primavera dos povos” ou a emancipação popular.
HOBSBAWM, E. A Era das Revoluções, 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
Sobre as jornadas revolucionárias de 1848, assinale a alternativa correta:
I – Com as jornadas revolucionárias de fevereiro de 1848, organizadas a partir de banquetes para os trabalhadores, o rei Luis Felipe foi obrigado a abdicar.
II – Os trabalhadores conseguiram impor ao Governo Provisório decretos com a garantia de empregos através das Oficinas Nacionais.
III – A Oficinas Nacionais tornaram-se o alvo da burguesia francesa e foram o estopim para as lutas sangrentas de junho de 1848 entre os trabalhadores e o exército.
IV – As barricadas foram o ponto central do movimento de resistência durante a Revolução de junho. Mais de quatro mil barricadas se espalharam por Paris.
ALTERNATIVAS
a-Apenas I e IV estão corretas.
b-Apenas II e III estão corretas.
c-Apenas III está correta.
d-Apenas I e II estão corretas.
e-Todas as alternativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Todas estão corretas, respostas localizadas entre as páginas 66 e 70.
I é verdadeira, embora esta abdicação, que tinha inicialmente um caráter populista, tenha rapidamente sido absorvida pelas elites nacionais, e todo o caráter revolucionário/socialista do movimento foram rapidamente cooptados por uma agenda explicitamente liberal.
II é verdadeira, tendo sido esta uma tentativa de impor, por meio de garantias trabalhistas, o respeito aos direitos das classes mais pobres.
III é verdadeira, tendo sido o período de fevereiro a julho marcado por conquistas populares e o período de julho de 1848 a 1852, quando Napoleão III assumiu o poder, por retomadas burguesas.
IV é verdadeira, em uma luta que marcou a tentativa de criar um governo de orientação socialista, derrotado pela reação burguesa.
Mais sobre o período em:
https://brainly.com.br/tarefa/11982964