A história política de Atenas, entre o séc. VIII e IV, caracteriza-se por um crescente processo de alargamento das prerrogativas políticas entre o grupo dos homens livres, resultando no regime democrático ateniense, denominado pelos mesmos não como democracia, mas como isonomía – a garantia da igualdade perante a lei. A peculiaridade desse regime é instaurar um complexo sistema de circulação, rotatividade e controle do poder, assegurando maiores níveis de participação, evitando a concentração de poder e submetendo-o à vontade pública, fazendo com que ele fosse exercido não em nome do interesse de particulares, mas em prol da maioria dos cidadãos – excluídos escravos, estrangeiros e mulheres, não devemos esquecer
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
O texto do enunciado trata sobre a democracia em Atenas que veio após a derrubada do governo oligárquico.
Isso porque antes da democracia o poder estava concentrado nas mãos da aristocracia que era baseado no poder dos mais velho e que tinha um poder político familiar.
Importante notar que a democracia veio como forma de igualar as pessoas e colocar nas mãos do cidadãos o papel de decidir sobre os aspectos das cidades.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
ENEM,
1 ano atrás