História, perguntado por liratania67, 1 ano atrás

A História passou a ser uma disciplina acadêmica no século XIX. A chamada escola Rankeana preconizava que a história era um conhecimento científico que contava somente o que realmente aconteceu a partir de fontes primárias. A contribuição de Ranke foi fundamental para formulação de uma história que se embasava em documentos, que sistematizava informações e evitava fazer afirmações baseados em elementos que não poderiam ser confirmados pela pesquisa, sobretudo as contidas única e exclusivamente em fontes secundárias. A temática política e dos grandes homens foi privilegiada pelos historiadores durante muitas décadas. Contudo, essa forma de narrativa histórica, denominada positivista, foi duramente criticada no século XX. Entre os mais ferrenhos críticos estavam os historiadores franceses que ficaram conhecidos como pertencentes à Escola dos Annales. Sobre as críticas realizadas pelos franceses aos positivistas podemos afirmar que:
Escolha uma:
a. A história deveria se preocupar, acima de tudo, com a problematização dos objetos em substituição às narrativas tradicionais que priorizavam a história política, os grandes eventos e os grandes personagens.
b. Os franceses fizeram críticas duras aos positivistas, mas elas não tiveram impacto decisivo, pois persistem na historiografia muitas características positivitas, sobretudo quando observamos os livros de história produzidos por profissionais que priorizam a narrativa tradicional repleta de eventos singulares, datas e personagens principais.
c. Os grandes personagens não deveriam ser ignorados, pois suas macrodecisões eram as responsáveis por alterar os rumos da história, sendo que eram esses homens que produziam e controlavam os grandes eventos.
d. Para escrever a história é preciso focar apenas nas fontes primárias, pois as secundárias estão cheias de versões do

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigomororo
1
Acredito que seja a letra A - . A história deveria se preocupar, acima de tudo... Pois realmente era uma preocupação necessária.
Respondido por patypalmopolis
0

Resposta:

a. A história deveria se preocupar, acima de tudo, com a problematização dos objetos em substituição às narrativas tradicionais que priorizavam a história política, os grandes eventos e os grandes personagens.

Explicação:

fiz e acertei

Perguntas interessantes