História, perguntado por marciojuliani1238, 1 ano atrás

“A história oral já não tem que lutar constantemente para reivindicar um espaço no âmbito das ciências sociais, pois sua proposta metodológica adquiriu validade e competência; entretanto o que ela pretende atualmente é mostrar sua potência, sua riqueza, suas dúvidas seus problemas, seus desafios e seus resultados. A história oral não é aquele caminho que mal se avista, com todo o horizonte a ser percorrido. Agora já existe um trabalho e uma experiência acumulada, a partir do qual é necessário examinar o caminho percorrido, antes de pretender seguir adiante” . LOZANO, Jorge Eduardo Aceves. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. In: Usos e abusos da história oral. Janaína Amado, Marieta de Moraes Ferreira (Orgs). Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1998, p.16-25. Considerando o texto, avalie as informações abaixo e marque a alternativa correta. Alternativas Alternativa 1: Embora seja muito rica e potente, a história oral é um método que ainda não conquistou espaço nos meios acadêmicos. Alternativa 2: A história oral é um método de pesquisa rico e potente, já não precisando lutar para conquistar seu espaço junto aos pesquisadores sociais. Alternativa 3: A história oral é uma metodologia de pesquisa que começa a dar os seus primeiros passos, mas possui um enorme potencial a ser utilizado pelos pesquisadores. Alternativa 4: A história oral encontra-se ainda engatinhando, de modo que seu caminho mal se avista e há todo um horizonte que precisa ser percorrido pelos que a praticam. Alternativa 5: Pesquisadores que se valem da metodologia da história oral têm um grande horizonte à frente no que diz respeito à aceitação de suas pesquisas pelos seus pares na academia. Questão 1 de 15

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
16

O texto afirma que a história oral já é aceita como válida na Academia, tendo sido comprovada enquanto metodologia.

Afirma, contudo, que a história oral ainda precisa demonstrar os seus resultados e a sua potência, que, apesar de reconhecida, não deu ainda os resultados que tem capacidade dar.

Somente a alternativa 2 associa corretamente o caminho já traçado de aceitação da história oral enquanto metodologia de pesquisa e reconhece a sua potência metodológica, sendo a alternativa correta.

Perguntas interessantes