A história natural da doença acompanha a evolução de uma doença. Ela é utilizada para análise clínica dos enfermos e ajuda na recuperação do estado de saúde. A partir dessa compreensão é possível adotar as medidas de intervenção mais eficazes e eficientes no tratamento.Para facilitar a interpretação dos profissionais de saúde, Pereira (2016), dividiu a história natural da doença em quatro fases.
PEREIRA, Maurício Gomes. Métodos empregados em epidemiologia. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
Considerando as fases da história natural da doença, analise as afirmativas a seguir.
I. A fase inicial, é também chamada de fase da suscetibilidade, pois existem condições que favorecem o desenvolvimento de doenças.
II. A fase patológica pré clínica é identificada pela sintomatologia da doença e pelas alterações patológicas.
III. A fase clínica é uma fase mais avançada da doença, pois há manifestação da doença que variam de leve, mediana e grave.
IV. Na fase de incapacidade residual o paciente atingiu a cura completa da doença, as manifestações foram estabilizadas, e não existem sequelas que afetaram sua capacidade funcional.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
II e III, apenas.
b.
I e II, apenas.
c.
I e III, apenas. Correto
d.
II e IV, apenas.
e.
III e IV, apenas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A epidemiologia é uma importante ferramenta utilizada para prevenir doenças. Entende-se por prevenção de doenças, o conjunto de medidas empregadas antecipadamente a fim de evitar o mal ou danos à saúde. Enquanto, as medidas preventivas são todas as medidas que evitam o dano ou agravo à saúde. A prevenção é bem abrangente e envolve ações dos profissionais de saúde, a principais ações profissionais que contribuem para prevenção da saúde são: decisão técnica, ação direta e ação educativa. A prevenção serve para evitar o início biológico das doenças e a progressão da doença para a próxima fase, interrompendo o processo de evolução da doença já instalada. Estudos recentes têm mostrado que doenças crônicas, bem como suas incapacidades, não são conseqüências inevitáveis do envelhecimento (VERAS, 2009). A prevenção é efetiva em qualquer nível, mesmo nas fases mais tardias da vida. Portanto, a ênfase na prevenção é a chave para se mudar o quadro atual. e pode ser classificada em três fases: prevenção primária, prevenção secundária e prevenção terciária.
Sobre a classificação de prevenção, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A prevenção secundária tem como finalidade cuidar da saúde dos indivíduos acometidos pela incapacidade residual.
b.
A prevenção terciária tem como objetivo manter a saúde dos indivíduos e aborda ações que visem prevenir o surgimento das doenças
c.
A prevenção primária tem como objetivo manter a saúde dos indivíduos e aborda ações que visem prevenir o surgimento das doenças. Correto
d.
A prevenção terciária previne a evolução da doença, sendo assim, ela é empregada a partir do início biológico da doença.
e.
A prevenção primária previne a evolução da doença, sendo assim, ela é empregada a partir do início biológico da doença.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O conceito moderno de doença constituiu-se por meio da análise da estrutura material do corpo, estudada pela anatomopatologia (CZERESNIA, 2007). O conceito de doença atual é bem diferente do que, antigamente, entendia-se por doença. A doença era um resultado de forças malignas em consequência a um pecado ou maldição. Era considerada um castigo de uma divindade.
Para Hipócrates qual era o conceito de doença?
Escolha uma:
a.
Doença era a associação do ambiente e indivíduo com efeitos nas funções vitais do ser vivo.
b.
A doença era uma desarmonização das forças vitais do corpo humano.
c.
A doença era o estado do mais completo bem estar físico, mental e social.
d.
A doença era uma uma resposta da desorganização do corpo humano. Correto
e.
Doença era um processo biológico que provoca desequilíbrio no organismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A primeira acredito que seja alternativa A
Respondido por
7
QUESTÃO 1
c. I e III, apenas.
II. A fase patológica pré clínica é identificada pela sintomatologia da doença e pelas alterações patológicas.
Incorreta. A doença não apresenta sintomas nessa fase.
IV. Na fase de incapacidade residual o paciente atingiu a cura completa da doença, as manifestações foram estabilizadas, e não existem sequelas que afetaram sua capacidade funcional.
Incorreta. Nessa fase a doença pode levar à morte ou ter suas alterações estabilizadas.
QUESTÃO 2
c. A prevenção primária tem como objetivo manter a saúde dos ndivíduos e aborda ações que visem prevenir o surgimento das doenças.
QUESTÃO 3
d. A doença era uma uma resposta da desorganização do corpo humano.
Bons estudos!
Perguntas interessantes