A história familiar da doença é, sem dúvida alguma, o fator epidemiológico de risco bem estabelecido Entre 5 e 10% de todos os casos de câncer de mama está relacionado à herança de mutações genéticas, tendo como característica a instalação da doença em mulheres jovens. A análise do histórico familiar revela, frequentemente, a existência de vários outros casos da doença com características peculiares. Entre essas características podemos citar a existência de:
1- parentes afetados em três gerações sucessivas;
2- dois ou mais parentes de primeiro grau com diagnóstico da doença no período da pré-menopausa;
3- casos de câncer de mama bilateral e,
4- casos de câncer de mama em homens.
A ocorrência de pelo menos uma dessas características, num mesmo grupamento familial, sugere a existência de um componente genético hereditário que predispõe à doença.
Segundo o texto é correto afirmar que:
a. É importante avaliar o histórico familiar como forma de prevenir o câncer de mama.
b. O câncer de mama é uma característica hereditária.
c. Para se desenvolver câncer de mama é necessário possuir pelo menos uma das três características familiares citadas no texto.
d. O histórico familiar revela risco aumentado de desenvolver a doença.
e. Mulheres com histórico de câncer de mama em pelo menos três gerações irão desenvolver a doença.
Soluções para a tarefa
Respondido por
419
O histórico familiar revela risco aumentado de desenvolver a doença..
erikafernandaa:
correto
Respondido por
43
De acordo com o enunciado do exercício, podemos afirmar que: e. Mulheres com histórico de câncer de mama em pelo menos três gerações irão desenvolver a doença.
COmo sabemos, as mutações genéticas são os fatores responsáveis por aproximadamente 5% a 10% dos casos de câncer de mama em mulheres em idade reprodutiva. Sendo que em 90% a 95% pode existir uma influencia genética, que aumenta o risco da doença.
Perguntas interessantes