“... a história é a árvore genealógica das nações europeias e da civilização de que são portadoras.” (p. 28). “Em outras palavras, procurou-se garantir, de maneira hegemônica, a criação de uma identidade comum, na qual os grupos étnicos formadores da nacionalidade brasileira apresentavam-se, de maneira harmônica e não conflituosa, como contribuidores, com igual intensidade e nas mesmas proporções naquela ação. Portanto, o negro africano e as populações indígenas, compreendidas não em suas especificidades etnoculturais eram os cooperadores da obra colonizadora/civilizatória conduzida pelo branco português/europeu e cristão.” (29). NADAI, Elza. O Ensino de História e a pedagogia do cidadão. In: PINSKY, Jaime. O ensino de história e a criação do fato. São Paulo: Contexto, 2009, p. 27-36. (Disponível na Biblioteca virtual). Analise os dois trechos acima e escreva um texto de até 10 linhas sobre o tema debatido por Elza Nadai e sua repercussão para o ensino de História. CÓPIAS DE TEXTOS INVALIDARÃO A ATIVIDADE.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
A história é de fundamental importância para a vida das pessoas tendo em vista que possibilita saber como se deu a construção da sociedade que vive atualmente.
Nesse viés, temos que a importância de uma identidade histórica surge da necessidade de saber o presente como forma de entender o presente e construir o futuro.
Assim, o ensino da história deverá ser crítico como forma de possibilitar a inserção do aluno no meio em que vive.
espero ter ajudado!
janete267Jane:
Obrigada
Perguntas interessantes