A história dos números
Desde a invenção da escrita , há cerca de 4 mil anos, o ser humano começou a usar símbolos para representar quantidades como resultado da contagem de objetos: quantidade de aves que criava, de peixes que pescava, de cerais que colhia.
Os babilônios, por exemplo, muitos séculos antes de Cristo, empregavam símbolos em forma de cunha para representar números.
Outros povos, como os egípcios e os romanos, tinham seus próprios símbolos e suas próprias regras para registrar quantidades.
Atualmente, a maioria dos povos adota o sistema de numeração decimal, composto por dez símbolos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9), denominados indo-arábicos.
PARA REFLEXÃO DO ESTUDANTE...
Revisando o que você já aprendeu em anos anteriores!!!
Tábua de argila da civilização babilônica, do período entre 1800 a.C e 1600 a.C. Universidade de Columbia, Nova York (Estados Unidos)
1. Como você fez a leitura dos números vistos nos dois textos acima? Consegue enxergar além das informações presentes no texto, que componentes curriculares (disciplinas/matérias que você estuda na escola) são abordadas no decorrer da leitura?
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Os números representados (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) são comum no dia a dia, são lidos como "um, dois, três, quatro, cinco" e assim sucessivamente.
Os números são estudados em diferentes conteúdos na matemática, podendo ser através dos numerais cardinais, numerais ordinais, decimais, etc.
A partir dos números é que é possível contabilizar as coisas. Tem como função classificar e indicar a posição de um objeto em determinado lugar.
Ensinar matemática é desafiador, pois as aulas s precisam ser interessantes e não focar somente em como usar as fórmulas e a calcular.
O professor deve fazer com que os alunos entendam a importância da matemática para as suas ações do dia a dia.
Abraços!
Perguntas interessantes