A história dos grandes capoeiras vive até nossos dias, na imaginação popular e cantigas que
narram suas façanhas. Em Salvador por volta de 1920 a polícia perseguia não só as rodas de
capoeira, mas também o samba e o candomblé.
Quando Manoel Henrique Pereira nasceu, não havia nem dez anos que o Brasil tinha sido o
último país do mundo a libertar seus escravizados. Naqueles tempos pós-abolição nossos negros
continuavam tão excluídos da sociedade que muitos deles ainda se questionavam se a liberdade
tinha sido, de fato, um bom negócio. Afinal, antes de 1888 eles não eram cidadãos, mas tinham
comida e casa para morar. Após a abolição, criou-se um imenso contingente de brasileiros livres,
porém desempregados e sem-teto. A maioria sem preparo para trabalhar em outros serviços além
daqueles mesmos que já realizavam na época da escravatura. E quase todos ainda sem a plena
consciência de sua cidadania. O resultado desse quadro, principalmente nas regiões rurais, onde
estavam os engenhos de açúcar e plantações de café, foi o surgimento de um grande número de
negros libertos que continuavam, mesmo anos após a abolição, submetendo-se aos abusos e
desmandos praticados por fazendeiros e senhores de engenho.
Assim era sociedade rural brasileira de 1897, nessa mesma época surge em Santo Amaro,
Besouro Mangangá ou Besouro Cordão de Ouro, que foi um dos maiores capoeiristas da Bahia um
dos mais admirados e citados em canções nas rodas de capoeira. Nascido em 1897, era filho de
João Grosso e Maria Haifa, chamava-se MANOEL HENRIQUE. Aprendeu Capoeira com o escravo
chamado Tio Alípio. Ganhou o apelido de Besouro (inseto de picada venenosa) devido a crença
popular que dizia que quando ele arrumava alguma enrascada e o número de inimigos era grande
alem do que ele poderia suportar, não sendo possível vencê-los ele se transformava em besouro e
saia voando. (...)
Histórias como essas, verdadeiras ou não, foram aos poucos construindo a fama de Besouro.
Que se tornou um mito - e um símbolo da luta pelo reconhecimento da cultura negra no Brasil -
nos anos que se sucederam à sua morte. Morte que ocorreu, também, num episódio cercado de
controvérsias. Sabe-se que ele foi esfaqueado, após uma briga com empregados de uma fazenda.
Registros policiais de Santo Amaro indicam que ele foi vítima de uma emboscada preparada pelo
filho de um fazendeiro, de quem era desafeto. Já a lenda reza que Besouro só morreu porque foi atingido por uma faca de ticum, madeira nobre e dura, tida no universo das religiões afro-
brasileiras como a única capaz de matar um homem de "corpo fechado".
questão01 Resuma, com suas palavras, as dificuldades enfrentadas pelo povo negro no Brasil e aponte por que o Capoeirista Besouro Cordão de Ouro pode ser considerado um símbolo pelo reconhecimento da cultura negra no país.
QUESTÃO 02: Na sua opinião, após a abolição da escravidão em 1888, a trajetória de vida dos negros e dos
seus descendentes pôde se igualar à vida dos outros brasileiros ou ainda permanecem questões que precisam
ser resolvidas como racismo e oportunidades? Comente.
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ata
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