A história dos direitos das crianças se encontra vinculada à história dos direitos do homem. Sua origem está pautada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade que se propagaram com as correntes filosóficas da Revolução Francesa (1789-1799). [...] São muitos os desafios para que os direitos das crianças, no âmbito internacional e nacional, proclamados, respectivamente, pela: Declaração de Genebra (1924), Declaração dos Direitos da Criança (1959), Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989), Constituição Federal Brasileira (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e Lei 11.525 (2007), realmente sejam efetivados, a fim de garantir à criança os seus direitos e sua prioridade absoluta. Destes, a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989), leva à consolidação de uma nova doutrina: a da proteção integral da criança, que foi incorporada, no ano seguinte, pelo Brasil, por meio do Estatuto da Criança e do Adolescente (1990)" (GONÇALVES, 2016, p. 1). GONÇALVES, Gisele. A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS: LIMITES E POSSIBILIDADES. Reunião Científica Regional da ANPED. Curitiba: UFPR, 2016. Com base no exposto, leia as alternativas e assinale a correta. Alternativas Alternativa 1: Segundo Gonçalves (2016), os ideais iluministas exerceram grande influência na história do direito das crianças. Alternativa 2: O direito das crianças não teve grandes dificuldades para alcançar a devida efetivação considerando o contexto internacional. Alternativa 3: A consolidação das leis de proteção às crianças teve êxito no Brasil apenas na década de 1980, a partir da promulgação da Constituição Federal Brasileira. Alternativa 4: A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança trouxe à tona o que conhecemos hoje em nosso país pela Declaração dos Direitos da Criança. Alternativa 5: Os governos passaram a preocupar-se com o direito das crianças a partir dos anos 2000, tendo início com iniciativa brasileira a partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a alternativa 5, sendo: "Os governos passaram a preocupar-se com o direito das crianças a partir dos anos 2000, tendo início com iniciativa brasileira a partir da criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)."
Porque só em 2000 que os governos passaram a se preocupar com os direitos das crianças e com isso deu início ao estatuto da criança e adolescente.
A convenção internacional sobre os Direitos da Criança fez com que os governos se preocupassem em tomar medidas de proteção sobre a criança, por isso a opção correta é a alternativa 4.
Direito das crianças
A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança trouxe à tona a necessidade de todas as nações tomarem medidas para proteger as crianças de todas as formas de violência, exploração e abuso. Estes direitos incluem o direito à vida, o direito de estar livre da tortura, o direito à educação e o direito de brincar.
A Convenção fornece uma estrutura abrangente para a promoção e proteção dos direitos da criança e estabelece as normas mínimas que todas as nações devem cumprir para garantir que todas as crianças gozem de seus direitos.
Para saber mais sobre o direito das crianças, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4853839
#SPJ2