A história do povoamento indígena no Brasil é, antes de tudo, uma história de despovoamento, embora pouco se saiba, ao certo, quanto às cifras da população que habitava o atual território brasileiro em 1500. Se Ángel Rosenblat a estimou em cerca de 1 milhão de pessoas, houve quem calculasse em 6,8 milhões a população da Amazônia, Brasil central e costa nordeste. De todo modo, a população nativa, que se contava na casa dos milhões de pessoas no limiar do Século XVI, mal ultrapassa hoje os 300 mil indivíduos. VAINFAS, Ronaldo. História indígena: 500 anos de despovoamento. In: IBGE. Centro de Documentação e Disseminação de Informações. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro, 2007. p. 35-60. Disponível em: . Acesso em: 25/03/2018. O contato entre os colonizadores portugueses e os índios fez com que aldeias inteiras foram flageladas e isso resultou em um declínio demográfico indígena, principalmente nas regiões próximas ao litoral brasileiro. Qual foi a causa principal desse flagelo? Assinale a alternativa correta. a. A catequização dos índios pelos jesuítas. b. As doenças de origem europeia. c. A destruição de aldeias inteiras pelos portugueses. d. A migração forçada dos índios para o interior do Brasil. e. O uso de armas de fogo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
45
b. As doenças de origem europeia.
Respondido por
43
Alternativa correta: b.As doenças de origem europeia.
O contato presente entre os colonizadores europeus e as tribos indígenas foi o grande responsável pelo processo de dizimação de aldeias inteiras e tribos por completo, diminuindo o número de indígenas à quase metade diante da grande quantidade habitante do local.
Isso porque a quantidade de doenças trazidas da Europa era muito grande e os indígenas não apresentavam anticorpos capazes de lidar com as mesmas.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás