A história do modo de produção capitalista é formada pelo enfrentamento ao modo de produção feudal compulsório e por fundamentar as relações livres de trabalho pela instituição do salário. Levando-se em consideração o processo de consolidação do sistema capitalista podemos afirmar que o capitalismo se constituiu numa força política e econômica:
A porque foi o precursor da economia mista que separou as empresas estatais das empresas privadas exigindo que estas tivessem livre atuação no mercado.
B por estar tutelado pela existência de um só partido, o Partido da Ordem Burguesa e pela alta cúpula da Igreja Católica, que condenava o feudo e protegia o comércio.
C por ser um sistema econômico formado pela classe proprietária dos meios de produção em conciliação com a classe trabalhadora que, ao acreditar na livre relação de trabalho, garante aos burgueses a acumulação de riquezas em troca de um salário.
D por estabelecer uma infra-estrutura econômica que inicialmente vetava a participação política da classe operária, excluindo desta o direito de votar.
E por ser uma economia de mercado, visando a livre concorrência e o lucro e garantindo a liberdade de mercado para todos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
É correta a alternativa D.
O capitalismo se apresenta, historicamente, tanto como um modelo econômico (e produtivo) quanto um modelo político na exata medida em que foi uma tentativa de construir um modelo de Estado que era diferente daquele existente no Antigo Regime e que atenderia às necessidades da classe que então o controlava - a burguesia.
Deste modo o proletariado foi excluído, inicialmente, do direito de votar, e mesmo quando votava, não podia participar politicamente do mesmo modo que fazia a burguesia, de modo que raramente elegia em massa os seus representantes (como era de se esperar).
Perguntas interessantes