Ed. Física, perguntado por jovembiel, 1 ano atrás

a historia do futebol de campo

Soluções para a tarefa

Respondido por marina224
11


HISTORIA DO FUTEBOL E SUAS ORIGENS



Temos algumas linhas para entendermos o surgimento do futebol ao longo do tempo:


CHINA

A evidência mais antiga da manifestação do jogo de futebol e sem evidência científica foi um exercício militar que vêem do 2º e 3º séculos aC. Esta dinastia Han antepassado do futebol foi chamado Tsu 'Chu e consistiu de chutar uma bola de couro cheia de penas e pêlos através de uma abertura, medindo apenas 30-40cm de largura, em uma pequena rede fixa por canas de bambu.

De acordo com uma variação deste exercício, o jogador não tinha permissão para visar o alvo desimpedido, mas tinha que usar os pés, peito, costas e ombros, enquanto tentava resistir aos ataques de seus adversários, sendo proibida o uso das mãos.


JAPÃO

Outra forma do jogo, também proveniente do Extremo Oriente, foi o Kemari japonês, que começou há cerca de 500-600 anos depois e ainda é jogado hoje. Este é um esporte sem o elemento competitivo de Tsu 'Chu sem luta pela posse dos jogadores. De pé em um círculo, os jogadores tinham que passar a bola para o outro em um espaço relativamente pequeno tentando não deixá-lo tocar o chão.


GRÉCIA


Em um livro de Homero é citado Epyskiros, um esporte disputado com os pés, num campo retangular, por duas equipes de onze jogadores. O número desses, porém, podia mudar de acordo com as dimensões do campo. Podia-se ter até 17 jogadores de cada lado, como acontecia no século I a.C. em Esparta. A bola era feita de bexiga de boi e recheada com ar e areia, que deveria ser arremessada para as balizas, no fundo de cada lado do campo.

Depois veio o  Harpastum descendente do epyskiros e foi um esporte praticado por volta de 200 a.C. no Império Romano. O harpastum era disputado num campo retangular, divido por uma linha e com duas linhas como meta. A bola, feita de bexiga de boi, era chamada de follis.O harpastum era um exercício militar, o que fazia uma partida poder durar horas. Com as conquistas romanas, ele foi difundido por outras regiões da Europa, da Ásia Menor e do Norte da África.

ITÁLIA

Não é por acaso que os italianos chamam hoje o futebol de calcio. O desporto foi criado em Florença, e por isso, chamado de calcio fiorentino. As regras só foram estabelecidas em 1580, por Giovanni di Bardi. O jogo passou a ser arbitrado por dez juízes, e a bola podia ser impulsada com os pés ou as mãos, e precisava ser introduzida numa barraca armada no fundo de cada campo. Não havia limite de jogadores (levando-se em conta o tamanho do campo, claro), por isso a necessidade de tantos juízes. O desporto se espalhou rapidamente por todo país, e hoje é uma festa anual em várias cidades da Itália.


CHEGADA À INGLATERRA


Pesquisadores concluíram que o CALCIO saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar.

Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.

INICIO DO FUTEBOL NO BRASIL

O futebol no Brasil começou como algo apenas praticado pela elite branca.1 2 3 Diz-se que a primeira bola de futebol do país foi trazida em 1894 pelo paulista Charles William Miller.4 A aristocracia dominava as ligas de futebol, enquanto o esporte começava a ganhar as várzeas.2 Somente na década de 1920, os negros passam a ser aceitos ao passo que o futebol se massifica.

TÓPICOS DAS 17 REGRAS OFICIAIS DE FUTEBOL DE CAMPO


REGRA 1 - O campo de jogo

REGRA 2 - A bola

REGRA3 - O número de jogadores

REGRA 4 - O equipamento dos jogadores

REGRA 5 - O árbitro

REGRA 6 - Os árbitros assistentes

REGRA 7 - A duração da partida

REGRA 8 - O início e o reinício do jogo

REGRA 11 - O impedimento

REGRA 12 - Faltas e conduta antiesportiva

REGRA 13 - Os tiros livres

REGRA 14 - O tiro penal

REGRA 15 - O arremesso lateral

REGRA 16 - O tiro de meta

REGRA 17 - O tiro de canto

Perguntas interessantes