ENEM, perguntado por viniciu5658, 1 ano atrás

A história do contato entre portugueses e povos indígenas durante a invasão ocorrida a partir de 1500 foi marcada por um verdadeiro etnocídio. Isto quer dizer que o início da história do Brasil foi marcado pela destruição de muitas culturas indígenas. Ao lado das guerras empreendidas pelos portugueses neste processo de conquista do território brasileiro, o que provocou o deslocamento forçado de muitos povos indígenas para o interior do país, as epidemias constituem-se como uma das principais causas da mortandade indígena, principalmente com o contato com doenças para as quais não se tinha imunidade, como a gripe, a varíola e o sarampo. A política do Estado Brasileiro direcionada às populações indígenas - a política indigenista - procurou, ao longo da história, promover a assimilação dos povos indígenas à sociedade brasileira.

Soluções para a tarefa

Respondido por Sabrinaalmeid4
27
Olá, 

 Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram um cenário muito bonito e repleto de indígenas. A maior parte das tribos foram dizimas, alguns feitos de escravos, outros tantos tiveram que fugir para que não morressem nas mãos dos colonizadores. 

 Com o tempo esse tipo de situação foi mudando, o governo criou lei de terras que visam a proteção de indígenas, garantindo a eles a caça e a moradia, mas ainda vemos que é necessário todo dia uma luta para a conquista dos seus direitos.
Respondido por taliabeck
58

Acreditava-se que os indígenas, com o passar do tempo, iriam desaparecer enquanto povos culturalmente distintos; mas aconteceu exatamente o contrário. Correto

Corrigido pelo ava

Perguntas interessantes