A história de todas as sociedades tem sido a história das lutas de classe. Classe oprimida pelo despotismo feudal, a burguesia conquistou a soberania política no Estado moderno, no qual uma exploração aberta e direta substituiu a exploração velada por ilusões religiosas. A estrutura econômica da sociedade condiciona as suas formas jurídicas, políticas, religiosas, artísticas ou filosóficas. Não é a consciência do homem que determina o seu ser, mas, ao contrário, são as relações de produção que ele contrai que determinam a sua consciência. As proposições dos enunciados acima podem ser associadas ao pensamento conhecido como a) materialismo histórico, que compreende as sociedades humanas a partir de ideias universais independentes da realidade histórica e social.b) materialismo histórico, que concebe a história a partir da luta de classes e da determinação das formas ideológicas pelas relações de produção. c) socialismo utópico, que propõe a destruição do capitalismo por meio de uma revolução e a implantação de uma ditadura do proletariado. d) socialismo utópico, que defende a reforma do capitalismo, com o fim da exploração econômica e a abolição do Estado por meio da ação direta.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Sobre o texto do enunciado que trata sobre as formas de produção e seus conflitos, a resposta certa é a:
b) materialismo histórico, que concebe a história a partir da luta de classes e da determinação das formas ideológicas pelas relações de produção.
Isso porque a revolução industrial ocorrida Europa durante o século 17 trouxe profundas mudança tanto no sentido social como econômico da Europa o que possibilitou o surgimento da nova classe de trabalhadores que foi o proletariado.
Nesse sentido, temos que as estruturas políticas também se modificaram na medida em que se tornou cada vez mais presente as reivindicações sociais no sentido de trazer uma maior distribuição de renda.
espero ter ajudado!
Perguntas interessantes