. A história de Roma introduziu dois conceitos importantes da política: República e Senado. Pesquise
na ‘internet’ ou entreviste alguém próximo e preencha o quadro abaixo, comparando esses dois conceitos
em Roma Antiga e hoje no Brasil.
Como é ou era Roma Antiga Brasil
República
Senado
Soluções para a tarefa
Resposta:
Roma antiga:República
A República Romana foi um período da história da civilização romana que durou 500 anos, de 509 a.C. a 27 a.C.
Roma antiga:Senado
O Senado Romano era formado por cerca de 300 pessoas, representando as mais ricas famílias de Roma. Havia sido criada durante o período monárquico romano a Cúria, ou Assembleia, formada por todos os cidadãos romanos em idade militar. Sua função era ratificar as leis apresentadas pelo rei e aprovadas pelo Senado.
Brasil:República
O Brasil República é uma fase da história do Brasil que começou com a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, e dura até os dias atuais.
Brasil:senado
O Senado Federal compõe-se de 81 senadores. Ao todo, são eleitos três senadores por Estado, incluindo o Distrito Federal. Os senadores são eleitos segundo o sistema de voto majoritário, com mandato de oito anos
Explicação:
Roma Antiga:
Senado:
Formado por um conselho de anciãos, composto por patrícios (nobres), cargo vitalício, número de membros podia estar entre 300 a 900 pessoas, formado apenas por homens.
República:
Substituição do rei por dois cônsules para governar. Eles eram escolhidos pelos patrícios no senado e auxiliados pelos magistrados (pretores, edis, pretores e censores). Os magistrados eram eleitos pelos cidadãos, em geral par um mandato de um ano.
Brasil:
Senado:
É um dos órgãos que compõe a estrutura legislativa brasileira, possui menor autonomia em relação ao senado da república romana, o poder dentro da estrutura política brasileira é divido em três: legislativo, judiciário e executivo, no senado brasileiro há 3 senadores que representam cada um dos estados e o Distrito Federal.
Os mandatos são de 8 anos e podem ser reeleitos indefinidamente, composto por homens e mulheres, idade mínima de 35 anos, suas funções são a de elaborar leis, fiscalizar a aplicação de recursos públicos e controle do poder executivo, teoricamente qualquer cidadão brasileiro independentemente de classe social, pode se tornar um senador, desde que atenda aos requisitos de idade, filiação partidária e obrigações eleitorais.
República:
O presidente é o chefe do poder executivo federal e administra o país com o auxílio de seus ministros escolhidos e nomeados por ele próprio. O presidente é eleito pelo povo para um mandato de 4 anos e pode ser reeleito por uma vez para um mandato seguido.
Qualquer cidadão brasileiro ou naturalizado pode se candidatar ao cargo de presidente da República, desde que esteja em dia com suas obrigações eleitorais e tenha no mínimo 35 anos e alguns outros requisitos.
Bons estudos!
Veja sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/13773115