a história de aleijadinho
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Escultor, entalhador e arquiteto, Antonio Francisco Lisboa (c. 1738- 1814) que ficou conhecido como Alejadinho, foi um dos principais artidtas do Barroco brasileiro no século XVIII. Nasceu escravo em Vila Rica, atual Ouro Preto, MG, filho de um arquiteto português com uma escrava africana, tendo sido alforriado pelo pai. Com ele, provavelmente se iniciou em seu ofício, continuando a aprender no trabalho com outros artistas da época. Muitas de suas obras não possuem registros de autoria, visto que, no inicio, era pbrigado, por ser mulato, a aceitar trabalhos como diarista, e não como mestre de obras. As características específicas de suas obras contribuem para sua identificação.
As figuras feitas por Alejadinho possuem uma estética muito particular, com os rostos alongados, os olhos amendoados, cabelos encaracolados e vestes angulosas.
O conjunto escultórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, MG, iniciado nos últimos anos do século XVIII, é provavelmente sua maior contribuição para a arte do período, quando o artista já era bastante reconhecido por sua maestria. Na época, ele já havia sido acometido por uma doença degenerativa que deformou e atrofiou seu corpo, e rendeu-lhe o apelido pelo qual é até hoje conhecido. Para trabalhar, tinha as ferramentas atadas em seus braços por seus escravos, Alejadinho esculpiu em pedra-sabão, em tamanho natural, os 12 profetas do santuário, que conduzem à entrada da igreja, além de 66 esculturas em madeira (cedro) que compõem as cenas da Via Sacra em 6 capelas. A pintura das esculturas ficou a cargo de outros artistas, um deles, Mestre Athaíde (1762- 1830), um dos principais pintores do período.
O santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, foi tombado como patrimônio nacional pelo IPHAN, em 1939, e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1985.
As figuras feitas por Alejadinho possuem uma estética muito particular, com os rostos alongados, os olhos amendoados, cabelos encaracolados e vestes angulosas.
O conjunto escultórico do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, MG, iniciado nos últimos anos do século XVIII, é provavelmente sua maior contribuição para a arte do período, quando o artista já era bastante reconhecido por sua maestria. Na época, ele já havia sido acometido por uma doença degenerativa que deformou e atrofiou seu corpo, e rendeu-lhe o apelido pelo qual é até hoje conhecido. Para trabalhar, tinha as ferramentas atadas em seus braços por seus escravos, Alejadinho esculpiu em pedra-sabão, em tamanho natural, os 12 profetas do santuário, que conduzem à entrada da igreja, além de 66 esculturas em madeira (cedro) que compõem as cenas da Via Sacra em 6 capelas. A pintura das esculturas ficou a cargo de outros artistas, um deles, Mestre Athaíde (1762- 1830), um dos principais pintores do período.
O santuário Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas do Campo, foi tombado como patrimônio nacional pelo IPHAN, em 1939, e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade em 1985.
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