“A história da teoria das probabilidades teve início com os jogos de cartas, dados e de roleta. Esse é o motivo da variada existência de exemplos de jogos de azar no estudo da probabilidade. A teoria da probabilidade permite que se calcule a chance de ocorrência de um número em um experimento aleatório. Experimento Aleatório: é aquele experimento que, quando repetido em iguais condições, pode fornecer resultados diferentes, ou seja, os resultados são explicados ao acaso. Quando se fala de tempo e possibilidades de ganho na loteria, por exemplo, a abordagem envolve cálculo de experimento aleatório. Espaço Amostral: é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório. [...] Conceito de Probabilidade: se em um fenômeno aleatório as possibilidades são igualmente prováveis, então a probabilidade de ocorrer um evento A é: P(A) = número de casos favoráveis/número de casos possíveis”. (Fonte: Probabilidade. Disponível em: . Acesso em: 30 jun. 2015). Considere o evento A={ocorrência de face par} no lançamento de um dado de 6 faces. A probabilidade P(A) é igual a: Escolha uma: a. 0,30 b. 0,50 c. 0,25 d. 0,75 e. 0,20
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Resposta:
P = 1/2 ...ou 0,50 ...ou ainda 50% <---- Probabilidade pedida
Explicação passo-a-passo:
.
=> Temos os eventos favoráveis: 2, 4, 6 ..logo 3 eventos
=> Temos os eventos Possíveis: 1, 2, 3, 4, 5, 6 ...logo 6 eventos
A probabilidade(P) de ocorrência de 1 evento é dada por:
P = (número de eventos favoráveis)/(número de eventos possíveis)
Assim a probabilidade de ocorrência de face PAR será dada por:
P = 3/6
...simplificando ...mdc = 3
P = 1/2 ...ou 0,50 ...ou ainda 50% <---- Probabilidade pedida
Resposta correta: Opção - a) 0,50
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