A história da saúde no Brasil tem início antes da colonização. É marcada por diversos acontecimentos que acompanham a política de cada época. Ao longo de décadas, o país passou por várias mudanças na área da saúde, de forma a melhorar o acesso da população a um sistema de saúde digno. Sendo todas as respostas corretas, exceto:
Escolha uma:
a. Durante o autoritarismo, a população sofria com a dupla carga de doenças: predomínio de doenças crônicas e doenças infecto-parasitárias.
b. Ainda no período do autoritarismo, ocorreu o marco da reforma sanitária, com ampliação do conceito de saúde e reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado.
c. Na época do Brasil agrário extrativista, a inexistência de um modelo de atenção à saúde fez com que as doenças pestilentas fossem curadas pelos curandeiros e boticários.
d. No período de instalação das indústrias no Brasil, havia predomínio das doenças transmissíveis e as condições precárias de trabalho levaram ao surgimento de movimentos operários.
e. Do final da década de 80 em diante, destaca-se a Constituição Federal de 1988, que determinou ser dever do Estado garantir saúde a toda a população e, para tanto, criou o Sistema Único de Saúde. Em 1990, o Congresso Nacional aprovou a Lei Orgânica da Saúde que detalha o funcionamento do Sistema.
Soluções para a tarefa
A resposta correta é a letra B) Ainda no período do autoritarismo, ocorreu o marco da reforma sanitária, com ampliação do conceito de saúde e reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado.
A história da saúde no Brasil é marcada por várias reorganizações administrativas bem como várias edições de muitas normas
.
Das instalações que era provenientes da colônia até a década de 1930, foram tidas várias ações das quais era desenvolvidas sem certa significância para a organização institucional.
Contudo, foi a partir daí que pode-se constatar várias transformações que atuaram criando ou extinguindo os órgãos da prevenção e do controle de doenças.
Bons estudos!
A alternativa INCORRETA em relação a história da saúde no Brasil, é:
B) Ainda no período do autoritarismo, ocorreu o marco da reforma sanitária, com ampliação do conceito de saúde e reconhecimento da saúde como direito de todos e dever do Estado.
No período do autoritarismo não houveram grandes reformas sanitárias no Brasil, na realidade houve um regresso no conceito de saúde, ela passou a não levar em consideração a saúde mental e nem os efeitos do contexto social em que as pessoas viviam.
Esse período foi marcado pela ditadura militar, a liberdade das pessoas era cerceada sobre o pretexto de "lutar contra o comunismo" para fazer prevalecer os costumes conservadores.
Esse período foi brutal, muitas pessoas simplesmente sumiram e nunca foram encontradas, nem os seus corpos, a censura também fazia parte do dia-a-dia das pessoas, além disso, o preconceito, racismo, homofobia e os crimes contra as mulheres aumentaram bastante.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/21230339